Rede Jesuíta de Educação lança documento corporativo que traz como foco a aprendizagem

DSCN0063-1

Esta semana, a cidade de São Leopoldo (RS) está sediando o Seminário RJE – Um caminho de Renovação. Durante o Seminário, está sendo lançado e discutido o Projeto Educativo Comum (PEC), documento corporativo que visa transformar os colégios e escolas jesuítas numa rede de centros de aprendizagem integral. O evento ocorrerá no Centro de Eventos Cristo Rei (CECREI), nos dias 29 a 31 de agosto.

Segundo o Delegado para a Educação da Companhia de Jesus, P. Mário Sündermann “o objetivo desse momento é favorecer a apropriação afetiva e efetiva do documento em seus fundamentos e trilhas de implementação,  tendo em vista a revitalização e atualização da proposta educativa da Companhia de Jesus no Brasil”.

São aguardados profissionais dos 12 colégios e das 5 escolas jesuítas de todo o país, contabilizando aproximadamente 190 profissionais. Além de palestras e trabalhos em grupo, o evento contará com visitas a práticas significativas do Colégio Anchieta (Porto Alegre) e da Unisinos. “Procuraremos problematizar, descrever, explicar e compreender conceitos e processos que envolvem o PEC, na perspectiva da formação de pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas”, explica P. Mário.

A preparação para o evento aconteceu desde o primeiro semestre, articulando os profissionais por meio da Plataforma Moodle, oferecendo momentos de reflexão, partilha e sistematizações individuais e coletivas.

No evento, ainda está previsto o lançamento do Projeto de Formação Continuada RJE, com duas ofertas: o curso de Especialização em Educação Jesuítica e o Mestrado Profissional em Gestão Escolar. É uma parceria entre RJE e Programa de Pós-graduação em Educação da Unisinos.

“Vivemos um tempo especial de transformação e construção do conhecimento e faço votos de que o PEC ilumine as motivações, as decisões e oriente o caminho de atualização e renovação do apostolado educacional da Rede Jesuíta de Educação do Brasil”, afirma P. Mário.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Foto: Matheus Kiesling/ASAV