A 4ª edição do Festival da Canção contagiou o público na noite de ontem. Com músicas autorais e cover, os alunos do CC subiram ao palco com talento e criatividade. A cada ano, mais emoção, ritmo e alegria, porque a música não pode parar!

Confira a mensagem do diretor-geral do CC, Afonso Luiz Silva, sobre o evento.

Para a nossa comunidade educativa, especialmente para os nossos alunos, a noite de ontem foi muito especial, de alegria, revelação de talentos, promoção das nossas sensibilidades, criatividade e aprendizagens pela arte musical. A música, como toda arte, é universal, não tem fronteiras e não é preconceituosa; a música agrega, valoriza e enaltece as pessoas e as culturas; ela não segrega, não julga, não condena, ao contrário: acolhe, aceita e valoriza as diferenças e as pluralidades da vida. A música encanta, enobrece e eleva a alma, os povos, as crenças, os costumes e tudo mais que enriquece o ser humano.

Segundo a professora Cecilia Brandão, “a música compõe um conjunto de conhecimentos importantíssimos para a formação humana, pois, além de ajudar no desenvolvimento da sensibilidade e da aprendizagem, é um elemento agregador e motivador da cultura”. Nosso Colégio, como seguidor dos valores inacianos e diante da valorização que a Companhia de Jesus sempre deu à música no contexto educativo, através da organização de bandas, festivais e instruções musicais, oferece aos nossos alunos a arte de criar, compor e expressar-se artisticamente.

Por isso, nosso Festival da Canção objetiva oportunizar, desenvolver e lapidar o talento e a habilidade musical dos nossos jovens. Valorizar a arte musical é valorizar a alegria de viver e a harmonia que o mundo deveria ter. Para Jung, a música é expressão da liberdade, da sensibilidade e da criatividade; ela é uma das mais belas expressões da humanidade e se faz presente em todas as épocas e civilizações, contribuindo para o desenvolvimento da inteligência e da cultura humana. Por isso, valorizamos a educação musical como elemento imprescindível para auxiliar no desenvolvimento cultural e social dos nossos alunos.

A música é importante também na aproximação das diferentes linguagens, na socialização e, acima de tudo, no tornar democrático o acesso à arte, ao revelar dons e talentos artísticos dos nossos educandos. Como disse Hugo Hofmansthal, “a pintura transforma o espaço em tempo, e a música, o tempo em espaço”.  E é nesse espaço e tempo que queremos educar, transmitir valores e despertar o dom e a criatividade musical que existem em nossos alunos.

O Festival da Canção constitui-se em um espaço curricular e pedagógico que fortalece a nossa proposta de formação integral, com excelência no desenvolvimento humano, artístico, cultural e cognitivo de nossas crianças, adolescentes e jovens. Nesse sentido, cabe um agradecimento especial à equipe das Atividades Complementares, na pessoa do professor Marcos Lacau, do professor Guilherme e da professora Márcia, responsável pelo setor Comunicação, pela dedicação, determinação e empenho na organização deste evento.

Por fim, gostaria de agradecer também aos professores e ao corpo de jurados, pela presença amiga, afetiva e efetiva no Colégio Catarinense e pela doação do tempo e dos dons em prol da arte e da educação. Aos alunos e às bandas que nos brindaram com ricas apresentações nesta noite, os mais sinceros parabéns, vocês deram um verdadeiro show de talentos!

Paz e Bem!

Professor Afonso Luiz Silva

Confira a classificação geral:

CATEGORIA