Com o desejo de tornar mais evidentes a vida e o carisma de Inácio de Loyola, a equipe da Pastoral organizou a Semana Inaciana, realizada entre os dias 21 a 24 de agosto, com alunos e professores do Ensino Fundamental II do Colégio Catarinense. Na oportunidade, além de refletir sobre a transformação vivida por Inácio, após ser atingido por uma bala de canhão, espaços de partilha foram dimensionados, a partir das vivências solidárias dos encontros de Formação Humana e Cristã (FHC).

Nesses ricos espaços de aprendizagem e formação, os grupos rememoraram as experiências vividas junto a pessoas que se encontram em grande vulnerabilidade social. Conduzido pela equipe da Pastoral – professor Luciano Cravo, Pe. Nereu Fank e Esc. João Francisco Haetinger – e inserido no contexto eclesial que celebra o mês vocacional, bem como no contexto da celebração de Santo Inácio de Loyola, o projeto proporciona uma reflexão sobre nossa identidade e vocação de “em tudo amar e servir”.

Durante a Semana Inaciana, os alunos seguiram um roteiro de atividades, que começou com uma colhida no auditório da Unidade de Ensino I. Em seguida, assistiram a trechos do filme “Santo Inácio de Loyola”, que ilustra o episódio da guerra em que é ferido por tropas francesas e, a partir de então, passa a viver uma transformação de vida. A partir do filme, rememorou-se o legado que Inácio deixou para a Igreja e para a história.

Outro ponto alto da Semana Inaciana foi a exibição de imagens de vivências solidárias que aconteceram ao longo do ano, em diferentes instituições. A partir dessa exibição, os alunos foram desafiados a partilhar experiências marcantes dessas visitas, o que muito bem fizeram os alunos da 2ª série do Ensino Médio, ao partilharem com as turmas do 9º ano suas experiências transformadoras, a partir da participação no voluntariado semanal, no Curso de Formação Integral, no Curso Taller Arrupe 6, no Grêmio Estudantil e em outras iniciativas. O encontro terminou com um momento de oração e distribuição de pulseirinhas aos alunos.