Na manhã desta segunda-feira, 6 de fevereiro, professores e funcionários do Colégio Catarinense participaram da acolhida que marcou o início das atividades letivas de 2017.

1

No primeiro momento do encontro, o Padre Nereu Fank, SJ, abençoou os presentes e lembrou a celebração do Ano Mariano, no contexto das comemorações pelos 300 anos desde o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no rio Paraíba do Sul.  Ainda no início da manhã, o diretor-geral do Colégio, professor Afonso Luiz Silva, falou sobre humanização, excelência humana e acadêmica, relembrando a importância da formação continuada dos gestores, professores e colaboradores. O diretor enfatizou, também, a importância de manterem-se o foco e a atenção voltados à qualidade de aprendizagem e formação dos alunos, bem como à dinâmica do dia a dia escolar, especialmente em reuniões de equipes, no contato com os pais, na fidelização e no trabalho de excelência. O fortalecimento da identidade inaciana, da área pedagógica da escola e da gestão de pessoas foi apresentado com muita ênfase, assim como o Planejamento Estratégico do Colégio para os próximos cinco anos, em sintonia com a Rede Jesuíta de Educação.

IMG_4529      _MG_4500

A XXXVI Congregação Geral, realizada em 2016, foi novamente lembrada, principalmente no que se refere ao Decreto 2: “Um governo renovado para uma missão renovada”. Nesse contexto, o Papa Francisco foi citado como referência, frente ao convite enviado ao povo, para que veja o mundo globalizado sob a ótica das diferentes faces de um poliedro.

_MG_4513    _MG_4534

Na segunda parte do encontro, o diretor administrativo, Fábio Luiz Marian Pedro, apresentou as planilhas com os números de alunos e turmas para 2017 e falou sobre as boas perspectivas para o ano que se inicia. Também foram compartilhados entre os presentes os resultados obtidos em avaliações externas, através da explanação do coordenador da Unidade de Ensino II, professor Luiz Henrique de Souza Neves.

Um dos momentos mais emocionantes do encontro foi vivenciado durante uma homenagem dedicada à professora Jane Lúcia Pedro, que, após quase três décadas de trabalho, deixou o cargo de diretora acadêmica para aposentar-se. A professora Jane foi muito aplaudida pelo grupo, que fez votos de muitas alegrias e realizações na nova etapa.

IMG_4548     IMG_4550

O novo diretor acadêmico do Colégio, professor Elton Frias Zanoni, deu continuidade aos trabalhos e iniciou a Semana de Planejamento e Formação Docente. A partir de agora, ao longo dos próximos quatro dias, professores das Unidades de Ensino I e II estarão reunidos para formação, palestras, treinamentos, organização das equipes e dinâmicas de trabalho. Todas as ações seguem as diretrizes do Projeto Educativo Comum da Companhia de Jesus, do PEC e do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar.

“Uma vez postas em marcha a dinâmica de direcionamento estratégico e suas derivações, todas as decisões tomadas pela Equipe Diretiva derivam do discernimento feito previamente, das ações definidas como prioritárias durante o ciclo de planejamento e da avaliação anual feita pelas equipes de trabalho, que podem indicar necessidades de reorientação e adequação. (…)” (PEC, nº 61)

IMG_4494    IMG_4493