A segunda fase do Projeto “Municípios Catarinenses” foi concluída pelos alunos de 2ª série do Ensino Médio depois de muita reflexão e criticidade. Os alunos, que se dividiram em grupos para diagnosticar os municípios de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu, apresentaram, na última semana, o trabalho desenvolvido e deram verdadeiras lições de cidadania ao apontar os problemas, mas também apresentar as soluções para cada localidade.

topoNa primeira etapa do Projeto, no primeiro trimestre, os alunos saíram a campo para colher informações e depoimentos. As equipes trabalharam quatro eixos principais: mobilidade urbana, aspectos culturais, questões ambientais e questões sociais. Os estudantes visitaram prefeituras e conversaram com políticos dos municípios; visitaram, também, instituições públicas e privadas. Na segunda etapa, o trabalho, com propostas de soluções para os problemas que mais afetam a comunidade, foi apresentado pelas equipes para um grande público, no Colégio Catarinense, e seguiu critérios de avaliação.

Além da equipe diretiva do Colégio e dos professores, políticos dos municípios também estiveram presentes para refletir sobre os problemas e as possíveis soluções apontados pelos grupos. O momento foi importante e necessário diante da crise econômica e social que o Brasil atravessa. “Acompanhar o interesse do jovem pelo debate dos problemas que atingem nossas comunidades é ter a esperança de que podemos construir um País melhor”, disse a Orientadora do Serviço de Orientação Pedagógica, Cláudia Maggioni. Segundo ela, buscar as soluções para os problemas encontrados faz o jovem participar da construção de sua própria história.