A realização dos sonhos após uma vida escolar intensa e comprometida com a aprendizagem.

LuciaHelena

Lúcia Helena Mees

O sonho de cursar uma faculdade fora do país está se tornando realidade para estudantes do Colégio Catarinense que resolveram investir fortemente na formação acadêmica. Em apenas dois anos, três alunos do Catarinense foram aceitos em universidades norte-americanas, consideradas as melhores do mundo. Entre 2015 e 2016, a estudante Lúcia Helena Mees foi aceita em sete universidades americanas, sendo que em quatro delas apenas um brasileiro entra a cada ano. Lúcia optou pela Duke University, a 20ª melhor do mundo, localizada na Carolina do Norte, para cursar Electrical and Computer Enginneering, Innovation & Entrepreneurship (Engenharia Elétrica e de Computadores, Inovação e Empreendedorismo). Todo esse resultado, evidentemente, foi fruto de muito esforço e dedicação: Lúcia Helena obteve a melhor média final entre todos os alunos do Ensino Médio do Colégio Catarinense, no ano de 2015.

untitled

Maria Eduarda Buss

Também em busca da realização profissional, a estudante Maria Eduarda Buss traçou o mesmo caminho da colega de Colégio. Já aceita em cinco universidades americanas, ela viaja em breve para os EUA, com seus pais, para escolher onde vai estudar. O curso de Engenharia Química, na University of Minnesota, é um dos favoritos da lista. Maria Eduarda foi aluna-destaque no Colégio Catarinense, classificada no segundo lugar entre os melhores alunos do Ensino Médio, no ano de 2016.

joão vitor

João Victor da Silva

João Victor da Silva, aluno do Catarinense durante todo o Ensino Médio, também se destacou nos últimos anos do ensino regular. Nesta semana, a notícia da aprovação na Loyola University Chicago, nos EUA, foi recebida com entusiasmo pelo estudante, que busca cursar Economia, enquanto aguarda o resultado de outras oito universidades para tomar a decisão final. Ele também foi contemplado com uma bolsa de estudos por mérito acadêmico na Loyola University Chicago, no valor de 80 mil dólares.

Já Marco Antônio Garcia Gava e Jhonatan Festa Soares optaram pela Europa: o embarque para Portugal está marcado para o segundo semestre deste ano. Os dois foram aprovados na Universidade de Coimbra, onde Marco Antônio vai cursar Arquitetura, e Jhonatan, Psicologia, com Mestrado Integrado. Ambos estão realizados com as conquistas e empolgados com as novas oportunidades.

marco antonio e jhonatan4

Em todos os casos, a disciplina, o esforço e a dedicação foram o caminho para a tão sonhada conquista. Para participar da seleção, eles realizaram testes como o TOEFL, o SAT e o ACT. O histórico escolar impecável e as atividades desenvolvidas no Colégio foram decisivos para o êxito. As inúmeras redações e as cartas de recomendação também fizeram parte do processo, tanto quanto a assessoria especial de empresas como a Daquiprafora (que acompanha todas as etapas), o que também fez a diferença.

“A dica é ir além da sala de aula, mostrar seu potencial e focar no objetivo”, diz Lúcia Helena, que já participou de diversas reportagens apontando caminhos para quem pretende investir na carreira profissional fora do país. Ela lembra que um ponto fundamental é falar bem o inglês, a partir do exercício diário. Já Maria Eduarda, ainda sob o impacto das aprovações, deixa um recado para quem pensa em fazer o mesmo: “tem que estudar bastante, correr atrás, porque sempre é possível. E o resultado é muito gratificante”. O aluno João Victor, que viaja no mês de março para a Filadélfia, onde fará um curso de inglês para fortalecer ainda mais os conhecimentos sobre a língua, explica que a experiência de conhecer novas culturas, fazer novas amizades e apostar na formação acadêmica fará toda a diferença na sua vida pessoal e profissional. Marco Antônio diz que vai realizar um sonho antigo e está muito feliz pelo esforço em todo o Ensino Médio. Jhonatan aconselha os colegas a não desistirem e seguirem em frente, porque sempre é possível.

Diante das novas perspectivas que se abrem para os alunos que buscam investir na formação acadêmica, a equipe pedagógica do Colégio Catarinense programou um trabalho específico para 2017, junto ao SOE (Serviço de Orientação Educacional) e à Coordenação da Unidade de Ensino II. A estratégia consiste na aplicação de simulados para o SAT, bem como orientações voltadas aos alunos que desejam alçar voos no exterior, ampliando os horizontes de formação e mercado de trabalho. Para os alunos do Catarinense, esses novos caminhos são viáveis, visto que a formação integral oferecida no Colégio é um dos aspectos mais importantes no crivo das universidades norte-americanas, que fazem suas seleções considerando o contexto global do ano, não apenas o sucesso em uma prova. A formação bilíngue, iniciada agora, em 2017, no Colégio, também será primordial para a fluência no inglês.

“Quando um aluno solicita uma carta de recomendação, em busca do ingresso em universidades no exterior, sentimo-nos felizes com a ousadia e a coragem desses jovens! Alegra-nos muito perceber que a formação desenvolvida no Colégio Catarinense é reconhecida para além de nossas fronteiras”, ressalta o diretor acadêmico do Colégio Catarinense, Elton Frias Zanoni. O diretor explica que a inserção do Programa Bilíngue, em 2017, na Unidade de Ensino I, procura ampliar essa possibilidade acadêmica aos que se formarão nos próximos anos. “A realização dos simulados para o SAT, para os que estão no Ensino Médio, com cronograma já estabelecido para este ano, visa justamente a tornar mais concreta esta possibilidade: de alçar outros voos no exterior aos que assim sonham”, conclui o diretor. Então, as oportunidades estão abertas. Agora, é focar nos estudos, acreditar nos sonhos e seguir em frente!