Músicas, fotos e depoimentos marcaram a solenidade de entrega dos certificados das Oficinas de Alemão do Instituto Goethe que acontecem no Colégio Catarinense. A cerimônia iniciou com os hinos do Brasil e da Alemanha.

Na abertura, o diretor geral do Colégio Catarinense, Padre Mário Sündermann, SJ, destacou o estudo de línguas estrangeiras como uma oportunidade para ampliar horizontes culturais. “A escola deseja ser integral e a sala de aula transcende ao espaço de paredes, lousa e carteiras. O estudo de uma língua estrangeira é uma destas oportunidades de abrir espaços para a cultura e características do povo que fala o idioma estudado. Vai além do comunicar-se, possibilita mergulhar em um contexto de um povo diferente do nosso e com eles aprender”.

A professora de alemão, Lourdes Claudete Schwade Sufredini, coordenadora do curso, sente-se orgulhosa dos seus alunos, dos resultados por eles alcançados e dos intercâmbios realizados. “O Colégio Catarinense e o Instituto Goethe são duas instituições renomadas que atraem e motivam os nossos alunos para o estudo do alemão. Estamos envolvidos em um contexto de mais de 1500 escolas do mundo, todas envolvidas com a mesma metodologia de ensino. Nossos alunos vivenciaram experiências em cidades alemãs por três semanas. São muitas as alegrias que poderia partilhar que me tornam uma professora feliz e realizada”.

Na solenidade, os pais partilharam os resultados alcançados por seus filhos e os alunos reconheceram que o estudo do alemão foi uma oportunidade para compreender o mundo com um novo olhar. “Já estive duas vezes na Alemanha e, hoje, tenho outra família, a alemã, tudo pela oportunidade que tive de estudar alemão no Colégio Catarinense. Sou grato por esta oportunidade”, destacou o aluno Guilherme Carqueja.

Após a cerimônia, pais, alunos e professores confraternizaram no coquetel servido no pátio do Colégio Catarinense.