Em 25 de março de 1944, reuniu-se um grupo de alunos do Colégio Catarinense, com a finalidade de criar um time de futebol que representasse a escola nessa modalidade.

Com o apoio do Pe. Alvino Bertholdo Braun, esses estudantes, cheios de amor ao esporte, fundaram a Associação Desportiva Colegial, que contribuiu não só para o incremento do esporte no Colégio Catarinense, como também filiou o novo clube à Federação Catarinense de Desporto.

Sua estreia ocorreu no campeonato de Futebol Amadorista de Florianópolis de 1944, sob a direção técnica do dedicado Pe. Nunes. Os “meninos de ouro” (assim a imprensa denominou os defensores do Colegial), já em seu primeiro jogo, derrotam o time “Paula Ramos”, campeão de 1943, por 3×1.

Desde então, a ADC vem crescendo e oferecendo aos alunos do Colégio Catarinense uma série de modalidades esportivas, como: vôlei, basquetebol, handebol, futebol de salão, futebol de campo, atletismo, teatro, tênis de mesa, xadrez, ginástica rítmica, hóquei, ginástica artística olímpica, mix esporte, ballet, patinação, tênis de campo, capoeira, judô, jiu-jítsu, kung fu e tai chi chuan. Todas elas encontram-se integradas ao Projeto Magis, criado especialmente para atender aos desejos manifestados por pais que gostariam que seus filhos pudessem usufruir, durante mais tempo, de modo alegre e criativo, dos ricos espaços do CC.

Os cursos e oficinas são orientados para que crianças e jovens tenham oportunidade de ampliação do tempo e das possibilidades de convívio e construção de novas competências. As modalidades do Magis envolvem esporte, lazer, arte e cultura.

A novidade no ano de 2013 é que a Associação Desportiva Colegial/Colégio Catarinense está oferecendo duas novas modalidades: Arte Circense e Arco e Flecha.

Cabe salientar o competente quadro de profissionais que ministram as aulas. Hoje, por exemplo, o professor José Roberto Triches é Auxiliar Técnico da Seleção Brasileira de Handebol Masculino, e o professor Fernando Wolff é o atual Técnico da Seleção Brasileira de Arco e Flecha, citando apenas dois dentre outros professores campeões estaduais em suas modalidades.

Em sua longa trajetória, a garra dos “meninos de ouro” é uma constante. Os valores da disciplina, do espírito de equipe e a convivência com vitórias e derrotas fazem da ADC uma parceira na missão inaciana de formar homens e mulheres valorosos, comprometidos com a transformação da sociedade e com a realização do bem comum.

Aos seus/suas dirigentes, professores(as), atletas, funcionários(as), associados(as) e simpatizantes, deixamos os nossos parabéns!

“Sempre que a A.D. Colegial entrava no campo, o dia era de geral expectativa e de grande gala, ao menos para as gargantas; houve alunos que, durante dois dias, perderam a fala de tanto “torcerem” pelo Colegial e de tanto “reclamarem” das injustiças do juiz.” Quem disse isso?

Na foto: 1ª Diretoria: Presidente de Honra: Pe. Alvino B. Braun, Presidente: Pe. Wendelino Seidel e Diretor Técnico: Pe. José Nunes.