Atividades Esportivas

O Colégio Catarinense incentiva o esporte e acredita que se trata de um poderoso instrumento na formação integral do aluno. Por meio das Atividades Complementares, vem fortalecendo, juntamente com o Projeto Magis, esses espaços de formação, integração, aprendizagem e cultura, no turno e contraturno escolar, com o objetivo de ampliar tempos, espaços e outras oportunidades de formação
integral.
As atividades esportivas têm por finalidade desenvolver, entre os alunos, o interesse pelo esporte, estimulando a busca pela saúde física (corporal), pelo aprimoramento técnico e, ao mesmo tempo, pelo fortalecimento dos laços de amizade e coleguismo. São fundamentais no processo educativo e buscam aprimorar as competências pessoais, sociais, produtivas e cognitivas dos alunos. Várias modalidades são contempladas: basquetebol, futsal, futebol de campo, handebol, tênis de mesa, voleibol, voleibol em duplas, xadrez, atletismo e ginástica.
Alunos que participam de atividades como escolinhas e treinamento de competição, representam o Colégio Catarinense nos Jogos Escolares e disputam os campeonatos regionais e estaduais. A prática esportiva enfatiza e educa para a formação de valores, como a participação, a solidariedade, a disciplina, a criatividade e a autonomia. Além disso, também ensina o aluno a lidar com as vitórias, as derrotas, os erros e acertos, bem como a encontrar o equilíbrio em momentos de tensão, esforço e avaliação.