Uma celebração alegre e serena marcou a criação da nova Província Jesuíta do Brasil e a posse do padre João Renato Eidt, como Provincial, no último dia 16 de novembro. Foi um momento histórico para a Companhia de Jesus que vinha se preparando há cerca de seis anos para a criação da única Província do Brasil.

A celebração teve como lugar o Centro Cultural João XXII, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de aproximadamente 110 pessoas entre jesuítas e colaboradores leigos. O Colégio Catarinense se fez presente através do diretor-geral Afonso Luiz Silva e do padre Nereu Fank, SJ.

Um colóquio do Superior Geral da Companhia de Jesus, padre Adolfo Nicolás, marcou o início do encontro. Entre outros pontos, padre Adolfo disse que o momento é uma grande oportunidade de se recriar a Companhia de Jesus, pois crê que cada geração tem de recriá-la, incorporando o espírito de Santo Inácio e criando novas estruturas e formas de responder à missão.

Após o colóquio, o padre Superior Geral presidiu a Eucaristia em ação de graças pela criação da Província do Brasil. Ao final da Eucaristia, padre Palácio leu o decreto de criação da nova Província do Brasil e nomeou o novo Provincial. Leu também o decreto da supressão das três Províncias e da Região Amazônia, até então vigentes no Brasil. O padre João Renato, novo Provincial leu o decreto da nomeação dos sete superiores das Plataformas Apostólicas da BRA (Província do Brasil).

A Companhia de Jesus vive um novo momento no Brasil. A criação da nova Província quer unir forças e favorecer o discernimento da missão, para melhor servir ao Reino. 

Assista ao vídeo que explica em detalhes a reestruturação administrativa da Companhia de Jesus no país.