1

No último sábado, dia 16 de novembro, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II concluíram mais uma etapa da vida escolar. Alunos, pais, familiares e equipe pedagógica celebraram a data com uma missa e uma cerimônia de conclusão.

O próximo passo agora é o Ensino Médio!!

O Diretor-geral do Colégio, Professor Afonso Luiz Silva, deixou uma mensagem aos alunos. Confira!

MENSAGEM DO DIRETOR-GERAL

IMG-20171218-WA0007Em nome da Direção do Colégio Catarinense, dos jesuítas, professores e profissionais da equipe de Coordenação, saúdo a todos, especialmente aos nossos alunos e aos seus familiares aqui presentes, nossos parceiros nesse processo de formação humana e acadêmica de seus filhos, que hoje concluem a segunda etapa da educação básica.

A vocês, estimados alunos(as), transmito os calorosos cumprimentos de toda a equipe diretiva do Colégio, dos professores, colaboradores, Serviços e coordenadores. Sentimo-nos orgulhosos por celebrar este momento com vocês, pois a maior conquista da nossa vida é a aprendizagem que construímos coletivamente, com o empenho e o esforço de cada um de vocês, sob a orientação e motivação dos seus professores no decorrer desses anos.

Como nos diz o livro de Eclesiastes, “debaixo do céu, há momento para tudo, e tempo para cada coisa. Há tempo para plantar e há tempo para colher”. Todos vivemos momentos intensos e inesquecíveis, que representam ritos de passagem, por isso, este é um momento especial, de colher e recolher os frutos de uma bela e significativa caminhada no Ensino Fundamental. Esta cerimônia representa uma conquista rumo a uma nova etapa no processo de aprendizagem de vocês: o Ensino Médio, em que novos desafios, novas aprendizagens e oportunidades surgirão.

Viver intensamente, com responsabilidade e determinação, cada uma dessas etapas nos proporciona orgulho e emoção, por estarmos evoluindo academicamente e nos preparando para o pleno exercício da vida, da realização pessoal e profissional. Por isso gostaria de dividir esta reflexão em dois momentos: o primeiro, para olharmos o passado e agradecer. Em um segundo momento, olharemos para frente, para o futuro, e visualizaremos os novos objetivos que ora se apresentam.

Primeiramente, esta é uma ocasião para celebrar e agradecer a Deus, pelo dom da vida, pela saúde e por esta conquista. É tempo de celebrar e agradecer a oportunidade de estudar em um excelente colégio, que este ano celebrou 112 anos a serviço de uma educação pautada nos princípios da Pedagogia Inaciana, cujo objetivo é educar integralmente. É tempo, também, de agradecer aos pais, que proporcionaram a vocês a base da educação, afinal, a casa é a primeira escola, e eles, os primeiros educadores.  Devemos agradecer igualmente aos nossos amigos, que muitas vezes, sem perceber, deram-nos forças, inspiraram e motivaram nossa caminhada. E o que dizer aos professores? A eles também devemos nossa gratidão, pelas aprendizagens construídas, pelas atitudes e pelo testemunho em sala de aula, compartilhando conosco seus conhecimentos e experiências, oferecendo-nos uma sólida formação em valores. É tempo de agradecer aos muitos protagonistas do processo educativo, que dele participam de diferentes formas e nos diversos tempos e espaços da vida escolar.

Como uma segunda reflexão, gostaria que todos vocês aproveitassem este momento para meditar, olhar para frente, sonhar e ter esperança. Espero que vislumbrem, com otimismo, a vida e o mundo, que abre as portas para quem sabe aonde quer ir. Acreditem nos seus sonhos, busquem concretizar seus objetivos e sejam completamente apaixonados pelo que fizerem. Olhem para frente e vejam, no horizonte, o Ensino Médio, uma nova etapa de formação, de aprendizagens e possibilidades de crescimento pessoal, relacional, espiritual, cognitivo e afetivo.

Esperamos, em 2018, dar continuidade ao processo formativo e acadêmico, com vistas à formação integral de cada um de vocês, para que estejam intelectualmente preparados para o pleno exercício da vida e para que sejam homens e mulheres de valor, integrados no seu contexto, jovens críticos, conscientes, competentes, compassivos e comprometidos com a dignidade da vida, com a ética, com a justiça e com a equidade socioambiental da nossa casa comum.

Concluir o Ensino Fundamental é um momento de grande alegria e, sem sombra de dúvidas, um avanço significativo dentro de uma caminhada que, todos nós sabemos, está apenas iniciando. A busca pelo saber será uma contínua tarefa que se renovará a cada instante e estágio da vida.

Estimados alunos e alunas, que a aprendizagem e os valores sejam a tônica da vida de cada um de vocês, para que vivam com encanto, com sensibilidade e respeito, sempre com o desejo de aprender a aprender constantemente, a fim de que, a cada novo dia, realizem seus sonhos e sejam pessoas integralmente realizadas e felizes. Parabéns pela conclusão do Ensino Fundamental!

Desejo um Santo e Feliz Natal em Cristo e um abençoado ano de 2018 a vocês, aos seus pais, familiares e a toda a comunidade educativa aqui presente.

SEJAM FELIZES!

Obrigado!