Preocupado com o bom desempenho dos nossos alunos, o Colégio Catarinense, por meio do Serviço de Orientação Educacional, em parceria com o Sr. Anderson Groos, que presta assessoria na área de educação, está promovendo uma “Palestra Motivacional” para os alunos do Ensino Médio. A palestra vem sendo ministrada no horário de aula e visa a contribuir no processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, na formação integral dos nossos alunos. “Sabemos que o bom desempenho de um aluno depende, em primeiro lugar, da motivação, de sua dedicação e do esforço nos estudos. A capacidade intelectual se desenvolve mais pela transpiração (estudo diário) do que pela inspiração, razão pela qual os estudos devem ser aperfeiçoados e estimulados diariamente”, comentou Cristina Wagner Fritzke, Orientadora Educacional.

A palestra direcionada aos alunos de primeira série faz parte de uma grande ação de volta às aulas, com o objetivo principal de orientar os recém-chegados estudantes ao EM sobre a realidade dessa etapa escolar. Um dos pontos de grande destaque é a conscientização sobre a necessidade de planejamento pessoal para fazer um bom Ensino Médio. Além disso, apresenta os benefícios de quem consegue estabelecer metas para gerenciar o seu desempenho e fechar essa etapa estudantil com um excelente currículo escolar.

Em relação às segundas séries, existe a missão de conscientizar os alunos sobre a necessidade de manterem o foco e a “pegada” nos estudos, pois os conflitos da idade, conflitos de identidade, bem como tantos outros desafios dessa fase da vida podem tornar a escola um fardo para o aluno. É por esse motivo que, na série intermediária, o jovem precisa de orientação, apoio e incentivo para que consiga renovar suas metas e objetivos na vida estudantil.

O terceirão é contemplado com dois momentos distintos: no início do ano e no segundo semestre. No início do ano, os alunos participam da palestra intitulada como “Terceirão, a hora da virada”, em que o grande enfoque da palestra é o período final do Ensino Médio com todas as particularidades de um terceirão: aulas, formatura, aulões, viagem de formatura, eventos, ENEM e todos os grandes vestibulares. Assim, a atenção do aluno é chamada para o foco total a um dos momentos mais importantes de sua vida.

No segundo semestre, período próximo às inscrições para os grandes concursos, é oferecida a palestra “Terceirão, a hora da chegada”, em que o principal objetivo é o de ajudar os candidatos a retomarem o foco e o ritmo após o retorno do recesso de inverno e após o encerramento das avaliações do segundo trimestre. Essas reflexões contribuem para o amadurecimento e o discernimento da escolha profissional, que ocorrerão, naturalmente, no final do Ensino Médio.