O fundador da Companhia de Jesus, Inácio de Loyola, nasceu no norte da Espanha, em 1491. Determinado e persistente, desde cedo, seu sonho era tornar-se um exímio cavaleiro, conquistando honras militares . Nunca foi um militar profissional, mas cavaleiro a serviço do rei de Navarra, cujos interesses defendia nas guerras. No entanto, um acidente mudou o destino de Inácio. Ele lutava corajosamente, em Pamplona, contra as tropas francesas, quando uma bala quebrou-lhe uma perna e machucou a outra, levando à rendição de suas tropas. No longo período de recuperação, Inácio dedicou-se à leitura de livros religiosos: a vida de Cristo e a Legenda Áurea( relato da vida dos santos). Assim, Inácio começou a conhecer os mais belos exemplos da tradição cristã.

A entrega a Jesus trazia-lhe alegria e, dessa forma, iniciou uma vida nova em que buscava o Magis, o que “mais, maior e melhor” poderia fazer para a gloria de Deus. Estudou Filosofia e Teologia, mudou-se para Paris e fez novos amigos, a quem passou a chamar de companheiros ou amigos do Senhor. Em 15 de agosto de 1534, na Capela Montmartre , em Paris, Inácio e mais seis amigos fizeram votos de dedicação ao bem dos homens. A Companhia de Jesus foi aprovada oficialmente pelo Papa Paulo III, em 27 de setembro de 1540.

Inácio morreu em 31 de julho de 1556, em Roma, Itália, sendo canonizado em 12 de março de 1622, pelo Papa Gregório XV.
O espírito missionário, sonhado por seu fundador, tornou-se uma das marcas da Companhia de Jesus em seus mais de 470 anos de história.
Hoje, a Ordem Religiosa atua em cerca de 100 países por meio de 16 mil jesuítas. No Brasil, são mais de 500 padres e irmãos jesuítas e 9.000 colaboradores que, juntos, são responsáveis por levar adiante a missão de Jesus, como desejado por Santo Inácio de Loyola.

A história de vida de Santo Inácio e sua trajetória de fé e dedicação ao próximo foram relatadas hoje, durante todo o dia, nas comemorações e homenagens no Colégio Catarinense. Do Infantil ao Ensino Médio, os alunos puderam conhecer e refletir sobre os ensinamentos deixados por ele. Seis altares com a imagem de Santo Inácio e as frases de inspiração e sabedoria foram montados em diversos espaços do colégio. O aluno Francisco Cesconetto de Campos, da 1ª série A, interpretou a oração de Santo Inácio em todas as salas de aula. O coordenador de Pastoral , Padre Nereu Fank, abençoou a todos e aspergiu os alunos com água benta. Na Unidade I, a semana inteira será de comemoração e reflexões. Hoje, um bolo foi partilhado com os alunos no intervalo de cada turno, quando cantaram parabéns. Uma maquete, confeccionada pelos próprios alunos e montada no auditório da Unidade I, retrata a vida do Santo. Na sexta feira, Padre José Eduardo Martins, do SOREP, passará nas salas de aula com uma relíquia de Santo Inácio de Loyola, abençoando alunos e professores.