As duas bibliotecas do Catarinense estiveram movimentadas na última semana. Foram diversas atividades em comemoração à Semana Nacional da Biblioteca e à Semana do Livro Infantil.

Instituída pelo Decreto n° 84.631, de 09 de abril de 1980, a Semana Nacional do Livro começou no dia 23 e foi até o dia 29 de outubro, com o objetivo de incentivar a leitura e a construção do conhecimento através da difusão do livro, da informação e do acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais. Além disso, a comemoração visou, também, à divulgação da profissão do bibliotecário, possibilitando a atualização e o desenvolvimento dos profissionais.

Na Biblioteca Central, a presença do escritor Alexandre Beck, com bate-papo, sessão de autógrafos e exposição dos trabalhos dos alunos do 7° ano, foi um dos pontos altos da semana. Alexandre é o autor da série de livros do “Armandinho”, um personagem que encanta crianças e adultos ao expressar-se através de temas reflexivos e importantes para a sociedade.

Na ocasião, os alunos produziram tirinhas, a partir da leitura do livro, e as expuseram na biblioteca. Também tiraram dúvidas de interpretação com o autor e encheram o ambiente de perguntas e curiosidades.

Já na Biblioteca Infantil, a contação de histórias, desde a Educação Infantil até o 5° ano, foi a grande atração. Conhecer um livro, através da contação de uma história, é uma das primeiras maneiras de transmitir conhecimento e estimular a imaginação dos alunos ainda pequenos.