No dia de hoje (5) o Colégio Catarinense comemora com seus alunos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Por esse motivo, na manhã desta quarta-feira, professores e alunos Líderes do “Projeto Lixo Zero” participaram de um momento ambiental no Parque da Luz, no centro da capital. As crianças participaram de atividades de amorização, danças circulares, respiração iogue e trilha no parque. A FLORAM (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis), promotora do evento, distribuiu mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Grupos de crianças, da terceira idade e de alunas da UNIPAZ se envolveram nas dinâmicas e puderam desfrutar do lindo dia de sol, num dos parques mais bonitos da capital. Segundo a aluna Ana Clara Bernardes, do 4.º ano, “comemorar o Dia do Meio Ambiente no Parque da Luz valeu mais do que uma aula de Ciências. Parece que lá a natureza está mais próxima de nós”.

O

O Superintendente Adjunto da FLORAM, Bruno André de Souza, ex-aluno do Colégio Catarinense, reforçou o compromisso da entidade com a defesa da natureza e com um projeto de educação ambiental que conscientize a população de Florianópolis sobre a necessidade de preservação de nossos ecossistemas.

Os alunos puderam rever as árvores plantadas pelas crianças do Colégio Catarinense, em 2005, por ocasião do centenário da escola.

Ao mesmo tempo, os líderes de turmas dos 6º e 7º anos estiveram no Largo da Alfândega, em evento promovido pela FATMA (Fundação do Meio Ambiente de SC). No local, puderam participaram de uma extensa programação educativa e interativa com o objetivo de conhecer de perto a fauna e flora catarinenses. Os alunos visitaram o Túnel da Ecologia, com 15 metros de extensão. Lá, aprenderam curiosidades e características sobre as principais espécies de forma interativa.

Outra grande atração foi o “eco-ônibus”, com conteúdo educativo, que funciona como um verdadeiro cinema itinerante. A atividade concilia aprendizagem e diversão, com a montagem de um gigante quebra-cabeça, participação em oficina de papel machê e peça teatral. Entidades parceiras da Fatma, como a Polícia Ambiental e a Guarda Municipal também estiveram presentes para fortalecer o conteúdo educativo.

O Colégio Catarinense prioriza, em seu processo educativo, a educação ambiental, enfatizando a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente A deterioração do meio ambiente como resultado da ação humana tornou-se crítica para o futuro do planeta. Torna-se necessário proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável como condição essencial para ao futuro. O Documento jesuíta “Curar um Mundo Ferido (2011)” enfatiza a questão ecológica como uma prioridade apostólica “A reconciliação com a Criação é uma dimensão de nossa missão hoje, uma expressão necessária de uma fé encarnada e comprometida”.

Para a professora Selenita Neis, Assessora do SOP e integrante do “Projeto Lixo Zero”, “o compromisso sincero, de coração, com o futuro do nosso planeta e com a vida digna e de qualidade das próximas gerações nos remete a uma crescente consciência moral da nossa realidade. Somos todos responsáveis pelo planeta em que vivemos. Só com esperança e confiança conseguiremos superar os desafios físicos e biológicos que se impõem ao nosso meio ambiente.”

Ao longo do ano letivo, o Colégio programa formas de educar alunos, professores e funcionários para uma maior consciência ecológica e ambiental, desafiando seus alunos a ampliarem seus horizontes, encontrando formas criativas de contribuição para o cuidado do meio ambiente.