Loading...
Educação Infantil 2018-02-23T22:25:00+00:00

Educação Infantil

Aprendizagem integral é valorizar cada experiência vivenciada

 

A Educação Infantil é oferecida a crianças a partir dos três anos de idade. Essa etapa se divide em:

Infantil I
03 anos completos até 31/03 do ano de ingresso.

Infantil II
04 anos completos até 31/03 do ano de ingresso.

Infantil III
05 anos completos até 31/03 do ano de ingresso.

A Educação Infantil tem os seguintes elementos norteadores:

a) Princípios religiosos que, a partir da mensagem contida nos Evangelhos, propiciam a formação de homens e mulheres de fé e que se coloquem a serviço dos demais, especialmente dos mais necessitados.
b) Princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.
c) Princípios políticos dos direitos e deveres da cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.
d) Princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
e) Respeito às manifestações particulares da infância, como o direito às brincadeiras e ao desenvolvimento das capacidades relativas a expressão, comunicação, integração social e pensamento.

O Colégio Catarinense faz parte da Rede Jesuíta de Educação, que agrega 18 unidades educativas em todo o Brasil, atuando desde a Educação Materno-Infantil até o Ensino Médio. Por ser um centro educativo da Companhia de Jesus, possui um legado de mais de quatro séculos dedicados à educação.

Em seus 112 anos de história, o Colégio Catarinense trilhou um caminho a serviço de uma educação de excelência humana e acadêmica, refletindo as opções fundamentais da Companhia de Jesus, que tem como objetivo construir e fortalecer o desenvolvimento harmônico e integral de seus alunos, em vista do bem comum.

A tradição dos jesuítas na educação se fundamenta no legado de Santo Inácio de Loyola e, em consonância com seus ensinamentos, segue revitalizando-se permanentemente no âmbito educacional, atendendo às novas demandas do século XXI.

No Colégio Catarinense, o principal foco de todo o trabalho desenvolvido é o aluno, sujeito das aprendizagens propostas, mediadas pelo professor e por tantas outras possibilidades de acesso à apropriação e reelaboração do conhecimento.

O objetivo da Educação Infantil oferecida pelo Colégio Catarinense é permitir que as crianças ampliem e acessem novos conhecimentos sobre o mundo que as cerca e, ao mesmo tempo, desenvolvam integralmente suas identidades. A educação em um colégio jesuíta respeita as características essenciais da infância e busca desenvolver valores humanos e cristãos que acompanharão seus alunos por toda a vida.

Nossa metodologia é fundamentada nos princípios do “aprender a aprender” e “repensar criticamente”, com o desenvolvimento gradativo das capacidades de descobrir, investigar, pesquisar e avaliar, para que o aluno possa, a partir disso, intervir na realidade presente e participar da construção da sociedade atual e futura.

Na Educação Infantil do Colégio Catarinense, as aprendizagens se constroem por meio dos projetos de trabalho e pela resolução de situações-problema, o que favorece a articulação entre as diferentes áreas de conhecimento e a interação entre os pares. A elaboração coletiva e a aproximação do universo lúdico da criança são os maiores valores desse tipo de abordagem metodológica.

Nessa perspectiva interdisciplinar, oportunizamos aos nossos alunos um ambiente de imersão na língua inglesa por meio do Programa Inglês Todo Dia, criando um ambiente escolar e uma proposta curricular estruturada para a inclusão da segunda língua. Nosso foco é possibilitar a aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento em português e inglês, de modo que a apropriação do segundo idioma se dê de forma natural, ao longo do processo.

  • Apropriação do espaço escolar e organização de rotinas que assegurem pleno desenvolvimento das capacidades infantis.

  • Conhecimento do mundo natural e exploração do universo simbólico, das relações interpessoais e das brincadeiras.

  • Desenvolvimento da oralidade e do grafismo.

  • Construção da identidade pessoal e social.

  • Participação em situações comunicativas.

  • Desenvolvimento ético no que diz respeito aos valores.

Acolhida e Adaptação
No início do ano, as crianças participam de atividades de integração e adaptação escolar. O objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor, familiar e rico em estímulos, facilitando a formação de vínculos entre alunos e professores, assim como o reconhecimento dos espaços físicos do Colégio.

Programa Inglês Todo Dia
As aulas do Programa Inglês Todo Dia ocorrem diariamente, com uma proposta metodológica própria para a Educação Infantil. No Circle Time, os alunos se organizam em roda e entram em contato com o vocabulário referente ao conteúdo do dia, por meio de estratégias diversificas, como músicas, jogos e histórias, que auxiliam na compreensão e fixação dos conceitos trabalhados, além dos aspectos relacionados à rotina da sala de aula. No Story Telling, os alunos se apropriam de novos conhecimentos por meio da contação de histórias.

Todas as estratégias utilizadas oportunizam a imersão no segundo idioma de forma lúdica e natural, possibilitando a aquisição da proficiência na Língua Inglesa de maneira contextualizada e dinâmica. Além disso, nosso Programa Inglês Todo Dia conta com a assessoria pedagógica e o material didático da International School, uma empresa que divulga o bilinguismo no Brasil e se compromete com a formação de cidadãos globais.

Iniciação à Robótica
A Robótica Educacional estimula as crianças a atuarem em seu contexto, valorizando diferentes linguagens: matemática, visual, musical, oral e gráfica. Utilizando materiais que estimulam a criatividade e a ludicidade, os alunos são desafiados a pensar e construir conceitos que serão utilizados durante toda a vida escolar.

Formação Humana e Cristã
Na escola, a criança multiplica seu repertório cultural e social. Nesse sentido, nossa formação humana e cristã oportuniza aos alunos a construção de valores sólidos, associados ao convívio social, à partilha, à espiritualidade e ao respeito aos demais e à natureza.

Atividades Culturais e Estudos de Campo
Durante o ano letivo, as vivências e aprendizagens na Educação Infantil são enriquecidas com a realização de atividades que vão além do espaço escolar, como visita a museus, teatros, parques, sítio-escola, dentre outros estudos de campo planejados e relacionados aos projetos de trabalho e ao contexto educacional.

Formação do Aluno Leitor
O Colégio Catarinense cultiva várias formas de aproximar a criança do universo literário. Nossos alunos participam de visitas semanais à Biblioteca Infantil, que possui um vasto acervo, adequado à faixa etária. As crianças também levam para casa livros e propostas a serem realizadas em família, envolvendo os pais no hábito da leitura. Anexa à Biblioteca Infantil, contamos com a Sala de Leitura, um espaço dimensionado para a contação de histórias e outras práticas pedagógicas relacionadas.

Espaço Físico Diferenciado
Nosso espaço físico é especialmente dimensionado para acolher as crianças em suas necessidades de exploração e descoberta do mundo, com amplos espaços para convivência; parques; quadras esportivas e campo de futebol; cozinha pedagógica; horta experimental; bosque; sala de Musicalização; ateliê de Arte; museu; teatro; auditório; sala de iniciação à Robótica; climatização nas salas de aula.

Turno Estendido
O projeto Turno Estendido oferece atividades lúdicas, artísticas e de vivência após o horário normal das aulas, de segunda a sexta-feira. O objetivo é acolher os alunos da Educação Infantil que necessitam permanecer por mais tempo no espaço escolar.

Projeto Magis
O Projeto Magis acontece no contraturno escolar e oferece aos alunos uma variedade de atividades complementares integradas ao currículo, de modo a combinar conhecimento, convivência, formação e alegria, envolvendo esporte, arte, cultura, aprofundamento de aprendizagem e pastoral. As atividades oferecidas visam à formação integral e social dos alunos; dentre elas: Oficina de Alemão, Escolinhas de Arte Circense, Atletismo, Futsal, Judô, Ginástica Rítmica, Patinação, Tênis de Campo e Xadrez.

Em nossa Educação Infantil, adotamos algumas práticas que asseguram aos pais/responsáveis o acompanhamento efetivo da trajetória do(a) seu/sua filho(a):

  • Avaliação das aprendizagens realizada por meio de Pareceres Descritivos, onde buscamos potencializar o desenvolvimento das crianças priorizando os diferentes perfis de aprendizagem.

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem, com postagens semanais realizadas pelos professores sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas pelas turmas, além de sugestões que complementam o trabalho realizado no espaço escolar.

  • Disponibilidade de horário semanal para atendimento individual com os professores regentes, mediante agendamento.

  • Reuniões trimestrais com pais/responsáveis e professores, com temáticas relacionadas ao fazer pedagógico e ao desenvolvimento das crianças.

A fim de priorizar o acompanhamento ao aluno e o relacionamento família/escola, o Colégio Catarinense dispõe de uma equipe de profissionais que oferecem suporte às atividades escolares e acompanham o processo de aprendizagem: Serviço de Orientação Pedagógica (SOP); Serviço de Orientação Religiosa, Pastoral e Espiritual (SOREP); Serviço de Orientação Educacional (SOE).

As crianças que participam do Turno Integral passam o dia na escola, recebem refeições supervisionadas por nutricionistas, vivenciam atividades educativas e recreativas, além de aproveitarem por mais tempo os espaços do Colégio Catarinense.

No Turno Integral, os alunos participam do Programa Inglês Todo Dia Learn Maker, praticam atividades esportivas, fazem as tarefas, estudam para as provas, desenvolvem projetos, organizam teatros, envolvem-se com música, artes plásticas, oficinas de culinária e outras atividades lúdicas e de socialização. Também frequentam a Biblioteca e a Sala de Leitura, são orientados sobre o cuidado com o corpo (alimentação e higiene), dispõem de tempo para descanso após o almoço, cuidam da horta e frequentam espaços de convivência e atividades da vida prática.

Coordenadora da Unidade de Ensino I – Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Louisa Carla Farina Schröter

Serviço de Apoio Pedagógico
Maria Odete Campos Ferreira

Serviço de Orientação Pedagógica (SOP)
Cláudia Maggioni – SOP Geral
Ana Vianice Smânia da Silva – SOP Unidade I
Gabrielle Borba da Silva – SOP Unidade I

Serviço de Orientação Educacional (SOE)
Adriana Maurina Chaplin Savedra de Araújo

Serviço de Orientação Religiosa e Espiritual (SOREP)
Pe. José Eduardo Martins, SJ

 

coordenação_unidade_I_2018

 Conheça também