Com o objetivo de confraternizar e comemorar os 110 anos do Colégio Catarinense, todos os egressos que estudaram na Instituição participaram de mais uma edição do Encontro de Ex-alunos. O evento aconteceu no último sábado (29) durante todo o dia. A programação foi iniciada com uma missa na Igreja Santa Catarina de Alexandria, presidida pelo Pe. João Cláudio Rhoden.

Logo após a celebração, o Diretor-geral do Colégio, professor Afonso Luiz Silva, fez um pronunciamento.Em seguida, o presidente da ASIA – Associação dos Antigos Alunos –, o Sr. Marcos Lacau, fez a apresentação da nova diretoria.

“O Colégio Catarinense, que sempre contou com a participação dos seus         ex-alunos em vários projetos, busca cumprir sua missão recíproca, como obra da Companhia de Jesus, de fortalecer a Associação dos Ex-alunos, oferecendo espaços de convivência, assistência espiritual e formação, para que vivam, em suas famílias e no seu trabalho, a marca inaciana de serem homens e mulheres para e com os demais”, declarou o Diretor-geral, Afonso Luiz Silva. Além disso, foi prestada uma homenagem àqueles que, mesmo após a passagem pelo Colégio Catarinense, continuam ajudando e fazendo muito pela Instituição. Os homenageados foram: Pe. João Cláudio Rhoden, SJ; Pe. Mário Sundermann, SJ; Marcelo Savas e sua esposa, Michelini; Miguel Ávila; Edson Osni Ramos; e o ex-aluno Fernando Tabalipa.

Em seu discurso, o Pe. João Cláudio Rhoden aproveitou para falar sobre alguns Jesuítas – Pe. Pedro Arrupe, Pe. Peter-hans Kolvenbach e Pe. Adolfo Nicolás – que fizeram a diferença, tanto na Companhia de Jesus quanto aos antigos alunos, através de suas doutrinas e ensinamentos.

A formação é um processo contínuo, e é esse espírito que envolve a mobilização de antigos alunos e alunas dos colégios, das faculdades e das universidades jesuítas para organizarem ações. Os antigos alunos reúnem-se para recordar experiências e ideias, compartilhar o desenvolvimento profissional, e, o mais importante, ajudar o outro.

A Companhia de Jesus cultiva o relacionamento com seus antigos alunos, pois acredita que, mais do que formar profissionais competentes, também formamos pessoas comprometidas com o mundo em que vivem, exercendo a liderança na tarefa desafiadora que é promover a justiça e a liberdade verdadeira para todos os cidadãos. Nas palavras do Pe. Arrupe, “O nosso objetivo primordial na educação deve ser formar homens e mulheres para os outros

[…]”, ou seja, ajudar na formação de uma sociedade mais igualitária.

“Eu, como jesuíta, fico feliz em ver que o Colégio Catarinense está retomando esse trabalho na certeza de que levará benefícios aos próprios ex-alunos, aos atuais alunos e, de modo especial, à sociedade. A Companhia de Jesus olha com muito carinho para os ex-alunos, porque neles são depositadas muitas possibilidades de mudanças sociais, através daqueles dons e talentos que foram semeados, cultivados e desenvolvidos ao longo desses 110 anos de Escola”, comentou o Pe. Mário Sundermann, SJ.

Para dar continuidade às comemorações, todos se dirigiram ao Ginásio de Esportes Pe. Nunes para um delicioso churrasco de confraternização. No período da noite, a Orquestra Unisinos Anchieta realizou, no Teatro Pedro Ivo, o concerto especial “Clássicos do Cinema”, em homenagem ao aniversário de 110 anos do Colégio Catarinense.