Ensino Fundamental II 2018-09-26T18:36:06+00:00

Um lugar para aprender, viver e ser feliz

Tem como objetivos planejar, propor e coordenar atividades significativas e desafiadoras, capazes de impulsionar o desenvolvimento intelectual, emocional, físico e espiritual do educando, ampliando suas experiências e práticas socioculturais.

A Unidade do 6º ao 9º Ano recebe crianças desejosas pelo saber, curiosas e conectadas às novas tecnologias. Ao longo dos quatro anos do Ensino Fundamental II, elas descobrirão um mundo novo, repleto de mudanças biológicas, sociais e psicológicas.

O papel do educador é o de acompanhar, com grande sensibilidade, capacidade de escuta e competência docente, os seus alunos nessa passagem da infância à adolescência. Assim, a ação do educador ultrapassa a preocupação com o desenvolvimento de aspectos puramente cognitivos, avançando para a formação de valores, de hábitos de estudo e respeito a si próprio e aos outros.

Nessa fase, o aluno descobre novas possibilidades, unindo teoria e prática aplicada à vida. Através de aulas, projetos, estudos do meio e campanhas solidárias, conhecimentos são socializados de modo interdisciplinar. A avaliação, aqui, é diversificada, contínua e integral, levando em consideração toda a produção dos alunos.

O Colégio Catarinense faz parte da Rede Jesuíta de Educação, que agrega 18 unidades educativas em todo o Brasil, atuando desde a Educação Materno-Infantil até o Ensino Médio. Por ser um centro educativo da Companhia de Jesus, possui um legado de mais de quatro séculos dedicados à educação.

Em seus 112 anos de história, o Colégio Catarinense trilhou um caminho a serviço de uma educação de excelência humana e acadêmica, refletindo as opções fundamentais da Companhia de Jesus, que tem como objetivo construir e fortalecer o desenvolvimento harmônico e integral de seus alunos, em vista do bem comum.

A tradição dos jesuítas na educação se fundamenta no legado de Santo Inácio de Loyola e, em consonância com seus ensinamentos, segue revitalizando-se permanentemente no âmbito educacional, atendendo às novas demandas do século XXI.

O fazer pedagógico do Colégio Catarinense proporciona ao estudante o desenvolvimento em suas diferentes dimensões: afetiva, ética, corporal, espiritual, cognitiva, sociopolítica, estética e comunicativa. Para isso, oferecemos:

• Propostas curriculares abertas, flexíveis e dinâmicas, baseadas na interdisciplinaridade e na qualidade acadêmica.

• Aprendizagem por meio do uso de novas mídias e tecnologias.

• Espaço físico com salas climatizadas, equipadas com lousas digitais.

• Matriz curricular enriquecida em relação aos parâmetros estabelecidos pelo MEC.

• Projetos de formação humana e cristã voltados à orientação de vida, tais como prevenção às drogas, sexualidade, voluntariado, métodos de estudo e combate ao bullying.

• Saídas de campo e estudos do meio para aprofundar os conteúdos e valores trabalhados em sala de aula.

O Colégio Catarinense ocupa uma área de aproximadamente 60.000 m2 no Centro de Florianópolis. Além do prédio principal, tombado pelo Patrimônio Histórico, oferecemos outros espaços para cultura, esporte e apoio às atividades de ensino e aprendizagem. São eles:

• Duas bibliotecas, com mais de 45.000 volumes

• Amplos espaços para convivência

• Auditórios

• Teatro

• Campo de futebol oficial

• Museu do Homem do Sambaqui

• Espaço Magis

• Quadras poliesportivas

• Restaurantes e cantinas

• Ambulatório

Os projetos possibilitam o desenvolvimento de diferentes habilidades e competências, fazendo da aprendizagem um espaço vivo de interações e de construção de conhecimentos que permitem uma visão ampla da realidade, em suas múltiplas dimensões.

• Casa da Juventude de Pinheiral – Major Gercino/SC

• Casa dos Escoteiros – Lagoa do Peri

• Feira Científica e Cultural

• Feira do Livro

• Festival da Canção

• Monitorias

• Jogos Interséries

• Laboratórios de Física, Química, Biologia, Escrita e Matemática

• Encontros de Formação Humana e Cristã

• Olimpíada

• Língua Alemã (convênio com o Pasch – Goethe-Institut)

No Colégio Catarinense, todos são convidados a serem magis, atuando de forma autônoma, consciente e responsável. Ser magis é buscar o desenvolvimento mais pleno possível das capacidades individuais de cada pessoa, em cada etapa de sua formação, com o desejo de continuar esse processo ao longo da vida, tendo a motivação para dispor das qualidades e habilidades pessoais em benefício dos outros.

A fim de priorizar o acompanhamento ao aluno e o relacionamento família/escola, o Colégio Catarinense dispõe de uma equipe de profissionais que oferecem suporte às atividades escolares e acompanham o processo de aprendizagem: Serviço de Orientação Pedagógica (SOP); Serviço de Orientação Religiosa, Pastoral e Espiritual (SOREP); Serviço de Orientação Educacional (SOE).

O Projeto Magis acontece no contraturno escolar e oferece aos alunos uma variedade de atividades complementares integradas ao currículo, de modo a combinar conhecimento, convivência, formação e alegria, envolvendo esporte, arte, cultura, aprofundamento de aprendizagem e pastoral. As atividades oferecidas visam à formação integral e social dos alunos; são elas: Escolinhas de Arte Circense, Atletismo, Basquetebol, Futsal, Futebol de Campo, Ginástica Rítmica, Handebol, Hóquei, Judô, Jiu-jítsu, Patinação, Voleibol, Tênis e Xadrez; Oficinas de Alemão, Robótica, Skate, I Do Code e Teatro; Catequese de Primeira Eucaristia (6º ano) e Catequese de Crisma (9º ano).

Coordenador da Unidade de Ensino II – Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Luiz Henrique de Souza Neves

Coordenadora-adjunta
Jaqueline Lídia de Souza Ribeiro