Professora Berenice Damerau Ouriques

Escolhas e descobertas…

3Desde a infância gostava de brincar de escolinha, mas a escolha pelo curso de Letras surgiu de repente, como uma dessas boas surpresas da vida, durante uma conversa informal com um dos professores do colégio, ainda na adolescência. Três décadas depois, a professora Berenice Damerau Ouriques se diz orgulhosa pelo caminho escolhido: “ser professor é participar da formação de uma pessoa, é estar aberto às descobertas, aos desafios da educação do século XXI”, afirma, emocionada pelo trabalho já desenvolvido com centenas de crianças e jovens ao longo desta bonita trajetória em pelo menos três colégios da Capital.
No Colégio Catarinense, ela leciona há 31 anos, mas a relação afetiva com o CC surgiu bem antes disso, desde os tempos de aluna, quando a escadaria nos fundos da igreja era o refúgio para refletir sobre os sonhos de uma vida… “Até hoje encontro minha turma de colégio, e, juntos, relembramos os bons momentos vividos no CC”, diz Berenice, satisfeita com o forte vínculo perpetuado ao longo do tempo.
IMG-20170817-WA00002Mas a afetividade com o Colégio Catarinense não para por aí. Os filhos de Berenice, Felipe e Renata, também estudaram no CC. Ele, dentista, e ela, estudante de Medicina, têm suas histórias registradas no Catarinense, onde participaram do dia a dia da mãe como professora. “O Colégio sempre foi uma extensão da minha casa, por isso, as recordações são recheadas de muito carinho”, diz a querida professora “Berê”.
2Filha de médico, o já falecido e tão estimado Dr. Ernesto Francisco Damerau, Berenice sempre teve o apoio da família para trabalhar na profissão que escolheu. Depois do Ensino Médio, ela ainda cursou Magistério e fez Especialização em Currículo e Prática Educativa. Sempre à procura do novo, a professora explica que a profissão exige constante atualização e lembra que é preciso criar mecanismos para conquistar o aluno em sala de aula, especialmente diante dos desafios da norma-padrão da Língua Portuguesa: “precisamos mostrar as diferenças da linguagem falada e da linguagem culta, trabalhar com o lúdico e complementar com o verbal, incentivando a leitura, é claro”, afirma a professora, sempre empolgada com a arte de lecionar e as novas possibilidades que se abrem com a evolução dos conceitos.