Serviço de Orientação Educacional (SOE) 2018-02-23T22:26:01+00:00

Serviço de Orientação Educacional (SOE)

 

Unidade de Ensino I:
Magali Schmitz Knoll

Unidade de Ensino II:
Maria Cristina Wagner Fritzke
Renato Guisleni
Valmir Luiz Delfes

O Serviço de Orientação Educacional (SOE) tem como proposta atender às necessidades dos educandos, de modo a estabelecer um vínculo de confiança e a ajudar na promoção do amadurecimento como ser humano e como aluno. Desse modo, o propósito do SOE é acolher, ouvir, atender, orientar e acompanhar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, enfatizamos e aperfeiçoamos a vida e o amor que temos de ter pelas pessoas, além do respeito ao outro e às diferenças entre todos, priorizando a formação integral do educando.

A fim de desenvolver um trabalho de qualidade, procuramos qualificar as ações pedagógicas, processo com o qual as famílias são chamadas a colaborar, mantendo, assim, uma parceria contínua e mútua com a intenção de melhorar o desenvolvimento do estudante. Atuamos diretamente com pais, professores e especialistas que acompanham os nossos alunos nas áreas cognitiva, afetiva e social, visando à promoção do crescimento frente às limitações apresentadas.

Acreditamos na superação das dificuldades e no crescimento global. Junto aos pais, trabalhamos a promoção de conhecimentos das etapas de desenvolvimento de competências e realizamos o acompanhamento acadêmico de seus filhos. Apoiamos e orientamos os pais quanto à relação família-escola, formando, com eles, uma parceria colaborativa.

Paralelamente a isso, realizamos projetos que dão oportunidade ao estudante de se sentir sujeito, de ser o protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem. Durante o ano letivo, os seguintes projetos são desenvolvidos: Representantes e Regentes, Acolhida, Prevenção ao Bullying e às Drogas, Afetividade, Hábitos de Estudo, Formação de Líderes e Orientação Profissional.

Junto aos professores, o SOE aprofunda conhecimentos relativos às diferentes etapas de desenvolvimento, auxilia, com estratégias de promoção, na motivação dos alunos, informa sobre dificuldades e se reúne com os representantes de turma para o aprofundamento e apoio aos seus trabalhos. O Serviço de Orientação Educacional conta com a parceria de profissionais das áreas de Psicologia, Pedagogia e Espiritualidade. Sua ação se dá de formas diversas, como dinâmicas em grupos, orientações individuais e coletivas, palestras, encaminhamentos, orientação para o mundo do trabalho e informações sobre profissões.

No Ensino Médio, o SOE desenvolve atividades que facilitam a escolha profissional. O orientador acolhe os alunos para a escuta e partilha de suas vivências, apoiando as iniciativas e intervindo, através de métodos que propiciem um alívio de angústias presentes diante da diversidade de possibilidades de escolhas profissionais, no processo de desenvolvimento dos educandos. Os alunos são auxiliados, assim, a elaborar seus projetos de vida de modo compatível com seus reais interesses e suas potencialidades. No projeto, desenvolvemos ações como visitas orientadas a universidades, entrevistas e palestras com profissionais ou com estudantes, especialmente os ex-alunos do Colégio.

Para assumir, de fato, o seu papel, o SOE precisa manter um contato permanente com os alunos, realizando reuniões com cada classe para mapear os problemas, dar suporte, negociar e planejar ações preventivas. Ao mesmo tempo, cabe, ao SOE, organizar encontros com os pais e mantê-los informados sobre a vida escolar dos filhos.