Loading...
Fundamental I – 1º e 2º Ano 2018-02-23T22:24:59+00:00

Ensino Fundamental – 1o e 2o Ano

Aprendizagem integral é participar e intervir autonomamente na sociedade

Propõe-se a ampliar a socialização e o conhecimento de mundo por parte da criança através de estratégias que contemplem seus aspectos emocionais, sociais, espirituais, cognitivos e biológicos.

1º Ano
As crianças matriculadas no 1º ano do Ensino Fundamental entram em contato com um rico ambiente alfabetizador, pois o Colégio Catarinense dispõe de salas de aula que respeitam a curiosidade infantil, o acesso privilegiado a diversos portadores de texto, além de livros adequados a cada faixa etária e que oferecem desafios à leitura. A inserção no mundo letrado se faz através da participação em projetos, discussões coletivas, hipóteses de escrita e reflexão sobre a língua.

Alfabetização
No Colégio Catarinense, a alfabetização é entendida como um processo que, além de garantir o domínio das correspondências fonográficas, busca inserir a criança em um universo de experiências de comunicação concretas e significativas.

Além da incorporação de elementos teóricos advindos de estudos das áreas da Psicologia Cognitiva, da Psicolinguística e da Psicogênese da Língua Escrita, o Colégio optou, em seu Projeto Político-Pedagógico, pela inserção de práticas relacionadas à ampliação da consciência fonológica de crianças na fase pré-escolar que visam a oportunizar a tomada de consciência dos elementos sonoros da palavra e o desenvolvimento da consciência dos sons. Esse estímulo ocorre através de jogos e brincadeiras que se iniciam com unidades maiores, como rimas e sílabas, e evoluem até o nível do fonema.

As crianças, ao participarem intensamente de vivências relacionadas à cultura escrita, aprendem não apenas a ler e escrever, mas compreendem que a escrita e a leitura são mediadoras de valores e de variadas formas de conhecimento. E este é precisamente o maior desafio da escola: inserir a criança no mundo do letramento – o que significa viver no mundo da escrita, dominar os discursos da escrita, ter condições de operar com modos de pensar e produzir cultura escrita.

2º Ano
As crianças matriculadas no 2° ano têm ao seu alcance uma multiplicidade de experiências que contextualizam os conhecimentos, os quais, nessa fase, são mais sistematizados. Essa sistematização dos conteúdos inclui tanto os domínios do saber, tradicionalmente presentes no trabalho escolar, quanto as preocupações contemporâneas com o meio ambiente, a saúde, a afetividade e as questões éticas relativas à igualdade de direitos, à dignidade do ser humano e à solidariedade. Projetos de trabalhos trimestrais, que se baseiam nas mais variadas temáticas, saídas de campo, estudos do meio e uma infinidade de atividades lúdicas caracterizam o trabalho neste ciclo.

O Colégio Catarinense faz parte da Rede Jesuíta de Educação, que agrega 18 unidades educativas em todo o Brasil, atuando desde a Educação Materno-Infantil até o Ensino Médio. Por ser um centro educativo da Companhia de Jesus, possui um legado de mais de quatro séculos dedicados à educação.

Em seus 112 anos de história, o Colégio Catarinense trilhou um caminho a serviço de uma educação de excelência humana e acadêmica, refletindo as opções fundamentais da Companhia de Jesus, que tem como objetivo construir e fortalecer o desenvolvimento harmônico e integral de seus alunos, em vista do bem comum.

A tradição dos jesuítas na educação se fundamenta no legado de Santo Inácio de Loyola e, em consonância com seus ensinamentos, segue revitalizando-se permanentemente no âmbito educacional, atendendo às novas demandas do século XXI.

No Colégio Catarinense, o principal foco de todo o trabalho desenvolvido é o aluno, sujeito das aprendizagens propostas, mediadas pelo professor e por tantas outras possibilidades de acesso à apropriação e reelaboração do conhecimento.

A primeira etapa do Ensino Fundamental tem como objetivo ampliar a socialização e o conhecimento do mundo por parte da criança, por meio de estratégias que contemplem seus aspectos emocionais, sociais, espirituais, cognitivos e biológicos. Nessa etapa da vida escolar, o aluno fundamenta seus valores e inicia o processo de consolidação da aprendizagem formal; esse é um momento bastante especial, tendo em vista a sistematização do processo de alfabetização.

Nossa metodologia é fundamentada nos princípios do “aprender a aprender” e no “repensar criticamente”, com o desenvolvimento gradativo das capacidades de descobrir, investigar, pesquisar e avaliar, para que o aluno possa, a partir disso, intervir na realidade presente e participar da construção da sociedade atual e futura.

No Colégio Catarinense, os alunos do 1o e 2o ano possuem um período de seis aulas e têm ao seu alcance uma multiplicidade de experiências que contextualizam os conhecimentos, os quais, nessa fase, são mais sistematizados. Projetos de trabalho semestrais, que se baseiam nas mais variadas temáticas, favorecem o trabalho interdisciplinar, estabelecendo relações entre as diferentes áreas do conhecimento.

Integrada a essa perspectiva está a vivência em um ambiente de imersão na língua inglesa, por meio do Programa Inglês Todo Dia, responsável por um ambiente escolar e uma proposta curricular estruturados para a inclusão da segunda língua. Nosso foco é possibilitar a aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento em português e inglês, de modo que a apropriação do segundo idioma ocorra de forma natural, ao longo do processo.

Acolhida e Adaptação
No início do ano, as crianças participam de atividades de integração e adaptação escolar. O objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor, familiar e rico em estímulos, facilitando a formação de vínculos entre alunos e professores, assim como o reconhecimento dos espaços físicos do Colégio.

Programa Inglês Todo Dia
As aulas do Programa Inglês Todo Dia ocorrem diariamente, com uma proposta metodológica adequada aos alunos do 1o e 2o ano. No 1o ano, o foco está nas habilidades linguísticas listening e speaking. A partir do 2o ano, as quatro habilidades linguísticas (listening, speaking, reading, writing) são abordadas de forma equilibrada, para assegurar a proficiência em inglês.

O uso da ferramenta LEGO® Education no ensino bilíngue permite que os alunos trabalhem de forma criativa e autônoma, desenvolvendo projetos interdisciplinares. O material didático utilizado incentiva os alunos a construírem modelos funcionais, que podem ser utilizados para diferentes fins, de acordo com o tema da atividade e das abordagens linguísticas.

Todas as estratégias utilizadas oportunizam a imersão no segundo idioma de forma lúdica e natural, possibilitando a aquisição da proficiência na língua inglesa de maneira contextualizada e dinâmica. Além disso, o nosso Programa Inglês Todo Dia conta com a assessoria pedagógica e o material didático da International School, uma empresa que divulga o bilinguismo no Brasil e se compromete com a formação de cidadãos globais.

Educação Tecnológica
Temas como formação de leitor, valores, educação financeira, educação ambiental e robótica educacional fazem parte desta etapa da proposta de educação tecnológica. Atividades que estimulam o pensar tecnológico em cada um desses temas fazem com que as crianças atuem na resolução de problemas e na discussão de ideias.

Formação Humana e Cristã
Na escola, a criança multiplica seu repertório cultural e social. Nesse sentido, nossa formação humana e cristã oportuniza aos alunos a construção de valores sólidos, associados ao convívio social, à partilha, à espiritualidade e ao respeito aos demais e à natureza.

Projeto PAI
O Projeto PAI (Pensamento, Ação e Inteligência) trabalha as competências e as habilidades básicas para a aprendizagem, ampliando a capacidade de resolver problemas, criar estratégias e desenvolver procedimentos. A iniciativa contribui para a troca de ideias e para a expressão oral, além de promover a escuta, a empatia, a interação, o autoconhecimento e a capacidade de tomar decisões. O projeto trabalha, também, a diversidade, reconhecendo e valorizando as diferenças no modo de pensar de cada aluno, preparando-o para “aprender a aprender”.

Laboratório de Ensino e Aprendizagem
O Laboratório de Ensino e Aprendizagem é um espaço especialmente preparado para atender aos alunos que estão com dificuldades na aprendizagem. No contraturno escolar, as crianças são convidadas a participar de atividades que envolvem ludicidade e sistematização de conceitos que ainda não foram apreendidos.

Atividades Culturais e Estudos de Campo
Durante o ano letivo, as vivências e aprendizagens no Ensino Fundamental são enriquecidas com a realização de atividades que vão além do espaço escolar, como visita a museus, teatros, parques, sítio-escola, cidades históricas, dentre outros estudos de campo planejados e relacionados aos projetos de trabalho e ao contexto educacional.

Formação do Aluno Leitor
O Colégio Catarinense cultiva várias formas de aproximar a criança do universo literário. Nossos alunos participam de visitas semanais à Biblioteca Infantil, que possui um vasto acervo, adequado à faixa etária. As crianças também levam para casa livros e propostas a serem realizadas em família, envolvendo os pais no hábito da leitura. Anexa à Biblioteca Infantil, contamos com a Sala de Leitura, um espaço dimensionado para a leitura, contação de histórias, dramatização e outras práticas pedagógicas relacionadas.

Espaço Físico Diferenciado
Nosso espaço físico é especialmente dimensionado para acolher as crianças em suas necessidades de exploração e descoberta do mundo, com amplos espaços para convivência; parques; quadras esportivas e campo de futebol; cozinha pedagógica; horta experimental; bosque; sala de Musicalização; ateliê de Arte; museu; teatro; auditório; sala de iniciação à Robótica; climatização e lousa digital nas salas de aula.

Projeto Magis
O Projeto Magis acontece no contraturno escolar e oferece aos alunos uma variedade de atividades complementares integradas ao currículo, de modo a combinar conhecimento, convivência, formação e alegria, envolvendo esporte, arte, cultura, aprofundamento de aprendizagem e pastoral. As atividades oferecidas visam à formação integral e social dos alunos; são elas: Escolinhas de Arte Circense, Atletismo, Basquetebol, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Patinação, Tênis e Xadrez, Oficinas de Alemão, Robótica e Skate.

Nesta etapa do Ensino Fundamental, adotamos algumas práticas que asseguram aos pais/responsáveis o acompanhamento efetivo da trajetória do(a) seu/sua filho(a):

  • Avaliação das aprendizagens realizada por meio de Pareceres Descritivos, onde buscamos potencializar o desenvolvimento das crianças priorizando os diferentes perfis de aprendizagem.

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem, com postagens semanais realizadas pelos professores sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas pelas turmas, além de sugestões que complementam o trabalho realizado no espaço escolar.

  • Disponibilidade de horário semanal para atendimento individual com os professores regentes, mediante agendamento.

  • Reuniões trimestrais com pais/responsáveis e professores, com temáticas relacionadas ao fazer pedagógico e ao desenvolvimento das crianças.

A fim de priorizar o acompanhamento ao aluno e o relacionamento família/escola, o Colégio Catarinense dispõe de uma equipe de profissionais que oferecem suporte às atividades escolares e acompanham o processo de aprendizagem: Serviço de Orientação Pedagógica (SOP); Serviço de Orientação Religiosa, Pastoral e Espiritual (SOREP); Serviço de Orientação Educacional (SOE).

As crianças que participam do Turno Integral passam o dia na escola, recebem refeições supervisionadas por nutricionistas, vivenciam atividades educativas e recreativas, além de aproveitarem por mais tempo os espaços do Colégio Catarinense.

No Turno Integral, os alunos participam do Programa Inglês Todo Dia Learn Maker, recebem orientações diárias para os estudos, frequentam atividades esportivas, desenvolvem projetos, organizam teatros, envolvem-se com música, artes plásticas, oficinas de culinária e outras atividades lúdicas e de socialização. Também frequentam a Biblioteca e a Sala de Leitura, são orientados nos cuidados com o corpo (alimentação e higiene) e dispõem de tempo para descanso após o almoço.

Coordenadora da Unidade de Ensino I – Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Louisa Carla Farina Schröter

Serviço de Apoio Pedagógico
Maria Odete Campos Ferreira

Serviço de Orientação Pedagógica (SOP)
Cláudia Maggioni – SOP Geral
Ana Vianice Smânia da Silva – SOP Unidade I
Gabrielle Borba da Silva – SOP Unidade I

Serviço de Orientação Educacional (SOE)
Adriana Maurina Chaplin Savedra de Araújo

Serviço de Orientação Religiosa e Espiritual (SOREP)
Pe. José Eduardo Martins, SJ

 

coordenação_unidade_I_2018

 Conheça também