Loading...
Fundamental I – 3º ao 5º Ano 2018-02-23T22:24:59+00:00

Ensino Fundamental – 3o ao 5o Ano

Aprendizagem integral é ser cidadão crítico e comprometido com a justiça social

Propõe-se a ampliar a socialização e o conhecimento de mundo por parte da criança através de estratégias que contemplem seus aspectos emocionais, sociais, espirituais, cognitivos e biológicos.

3º Ano
As crianças matriculadas no 3° ano têm ao seu alcance uma multiplicidade de experiências que contextualizam os conhecimentos, os quais, nessa fase, são mais sistematizados. Essa sistematização dos conteúdos inclui tanto os domínios do saber, tradicionalmente presentes no trabalho escolar, quanto as preocupações contemporâneas com o meio ambiente, a saúde, a afetividade e as questões éticas relativas à igualdade de direitos, à dignidade do ser humano e à solidariedade. Projetos de trabalhos trimestrais, que se baseiam nas mais variadas temáticas, saídas de campo, estudos do meio e uma infinidade de atividades lúdicas caracterizam o trabalho neste ciclo.

4º e 5º Ano
O aluno, a partir do 4º ano, é orientado por uma equipe de professores específicos para cada disciplina. Há, também, a preocupação em desenvolver processos em que a autonomia seja o elemento primordial. Através da mediação dos professores e orientadores que exercem acompanhamento permanente, os alunos aprendem formas de se organizar e gerir seu tempo, a fim de criar hábitos eficazes de estudo, aprendendo a ser autônomos e capazes de resolver problemas que certamente surgirão ao longo das suas vidas.

O Colégio Catarinense faz parte da Rede Jesuíta de Educação, que agrega 18 unidades educativas em todo o Brasil, atuando desde a Educação Materno-Infantil até o Ensino Médio. Por ser um centro educativo da Companhia de Jesus, possui um legado de mais de quatro séculos dedicados à educação.

Em seus 112 anos de história, o Colégio Catarinense trilhou um caminho a serviço de uma educação de excelência humana e acadêmica, refletindo as opções fundamentais da Companhia de Jesus, que tem como objetivo construir e fortalecer o desenvolvimento harmônico e integral de seus alunos, em vista do bem comum.

A tradição dos jesuítas na educação se fundamenta no legado de Santo Inácio de Loyola e, em consonância com seus ensinamentos, segue revitalizando-se permanentemente no âmbito educacional, atendendo às novas demandas do século XXI.

No Colégio Catarinense, o principal foco de todo o trabalho desenvolvido é o aluno, sujeito das aprendizagens propostas, mediadas pelo professor e por tantas outras possibilidades de acesso à apropriação e reelaboração do conhecimento.

Aos alunos do 3o ao 5o ano, asseguramos o acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura imprescindíveis à vida em sociedade. Nossos objetivos educacionais estão pautados nos processos de sistematização do conhecimento de maneira integrada e interdisciplinar, oferecendo ao educando a possibilidade de estabelecer relações significativas entre conhecimentos.

Nossa metodologia é fundamentada nos princípios do “aprender a aprender” e “repensar criticamente”, com o desenvolvimento gradativo das capacidades de descobrir, investigar, pesquisar e avaliar, para que o aluno possa, a partir disso, intervir na realidade presente e participar da construção da sociedade atual e futura.

No Colégio Catarinense, os alunos têm ao seu alcance uma multiplicidade de experiências que contextualizam e sistematizam os conhecimentos, incluindo tanto os domínios do saber, tradicionalmente presentes no trabalho escolar, quanto as preocupações contemporâneas com o meio ambiente, com a saúde, com a afetividade e com as questões éticas relativas à igualdade de direitos, à dignidade do ser humano e à solidariedade.

Projetos de trabalho semestrais, que se baseiam nas mais variadas temáticas e favorecem a perspectiva interdisciplinar, estabelecendo relações entre as diferentes áreas do conhecimento, estudos de campo e atividades lúdicas, caracterizam o trabalho neste ciclo, com períodos de seis aulas.

Acolhida e Adaptação
No início do ano, as crianças participam de atividades de integração e adaptação escolar. O objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor, familiar e rico em estímulos, facilitando a formação de vínculos entre alunos e professores, assim como o reconhecimento dos espaços físicos do Colégio.

Turno Estendido: Programa Inglês Todo Dia
Para os alunos do 3o ao 5o ano, o Programa Inglês Todo Dia é oferecido em caráter de adesão, com uma aula a mais por dia na jornada escolar do aluno. As turmas possuem um número reduzido de estudantes, e as habilidades linguísticas (listening, speaking, reading, writing) são desenvolvidas por meio de um programa integrado às áreas do conhecimento, que viabiliza o estudo de disciplinas canalizado pelo aprendizado de um idioma. A proficiência na língua inglesa é adquirida de maneira contextualizada, lúdica e dinâmica.

Nosso Programa Inglês Todo Dia conta com a assessoria pedagógica e o material didático da International School, uma empresa que divulga o bilinguismo no Brasil e se compromete com a formação de cidadãos globais.

Formação Humana e Cristã
Na escola, a criança multiplica seu repertório cultural e social. Nesse sentido, nossa formação humana e cristã oportuniza aos alunos a construção de valores sólidos associados ao convívio social, à partilha, à espiritualidade e ao respeito aos demais e à natureza.

Laboratório de Ensino e Aprendizagem
O Laboratório de Ensino e Aprendizagem é um espaço especialmente preparado para atender aos alunos que estão com dificuldades na aprendizagem. No contraturno escolar, as crianças são convidadas a participar de atividades que envolvem ludicidade e sistematização dos conhecimentos que ainda não foram apreendidos.

Atividades Culturais e Estudos de Campo
Durante o ano letivo, as vivências e aprendizagens no Ensino Fundamental são enriquecidas com a realização de atividades que vão além do espaço escolar, como visita a museus, teatros, parques, sítio-escola, cidades históricas, dentre outros estudos de campo planejados e relacionados aos projetos de trabalho e ao contexto educacional.

Formação do Aluno Leitor
O Colégio Catarinense cultiva várias formas de aproximar a criança do universo literário. Nossos alunos participam de visitas semanais à Biblioteca Infantil, que possui um vasto acervo, adequado à faixa etária. As crianças também levam para casa livros e propostas a serem realizadas em família, envolvendo os pais no hábito da leitura. Anexa à Biblioteca Infantil, contamos com a Sala de Leitura, um espaço dimensionado para a leitura, contação de histórias, dramatização e outras práticas pedagógicas relacionadas.

Espaço Físico Diferenciado
Nosso espaço físico é especialmente projetado para acolher as crianças em suas necessidades de exploração e descoberta do mundo, com amplos espaços para convivência; parques; quadras esportivas e campo de futebol; cozinha pedagógica; horta experimental; bosque; sala de Musicalização; ateliê de Arte; museu; teatro; auditório; sala de iniciação à Robótica; climatização e lousa digital nas salas de aula.

Projeto Magis
O Projeto Magis acontece no contraturno escolar e oferece aos alunos uma variedade de atividades complementares integradas ao currículo, de modo a combinar conhecimento, convivência, formação e alegria, envolvendo esporte, arte, cultura, aprofundamento de aprendizagem e pastoral. As atividades oferecidas visam à formação integral e social dos alunos; são elas: Escolinhas de Arte Circense, Atletismo, Basquetebol, Futsal, Futebol de Campo, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Jiu-jítsu, Patinação, Voleibol, Tênis e Xadrez, Oficinas de Alemão, Robótica, Skate, I Do Code e Teatro; Catequese de Primeira Eucaristia (5º ano).

Nesta etapa do Ensino Fundamental, adotamos algumas práticas que asseguram, aos pais/responsáveis, o acompanhamento efetivo da trajetória do(a) seu/sua filho(a):

  • Informações relativas à rotina escolar e ao desempenho acadêmico são registradas diariamente no sistema e podem ser visualizadas pelos pais/responsáveis, no portal do Colégio.

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem, com postagens semanais realizadas pelos professores sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas pelas turmas e sugestões que complementam o trabalho realizado no espaço escolar.

  • Disponibilidade de horário semanal para atendimento individual com os professores regentes, mediante agendamento.

  • Reuniões trimestrais com pais/responsáveis e professores, com temáticas relacionadas ao fazer pedagógico e ao desenvolvimento das crianças.

A fim de priorizar o acompanhamento ao aluno e o relacionamento família/escola, o Colégio Catarinense dispõe de uma equipe de profissionais que oferecem suporte às atividades escolares e acompanham o processo de aprendizagem: Serviço de Orientação Pedagógica (SOP); Serviço de Orientação Religiosa, Pastoral e Espiritual (SOREP); Serviço de Orientação Educacional (SOE).

As crianças que participam do Turno Integral passam o dia na escola, recebem refeições supervisionadas por nutricionistas, vivenciam atividades educativas e recreativas, além de aproveitarem por mais tempo os espaços do Colégio Catarinense.

No Turno Integral, os alunos participam do Programa Inglês Todo Dia Learn Maker, recebem orientações diárias para os estudos, frequentam atividades esportivas, desenvolvem projetos, organizam teatros, envolvem-se com música, artes plásticas, oficinas de culinária e outras atividades lúdicas e de socialização. Também frequentam a Biblioteca e a Sala de Leitura, são orientados nos cuidados com o corpo (alimentação e higiene) e dispõem de tempo para descanso após o almoço.

Coordenadora da Unidade de Ensino I – Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Louisa Carla Farina Schröter

Serviço de Apoio Pedagógico
Maria Odete Campos Ferreira

Serviço de Orientação Pedagógica (SOP)
Cláudia Maggioni – SOP Geral
Ana Vianice Smânia da Silva – SOP Unidade I
Gabrielle Borba da Silva – SOP Unidade I

Serviço de Orientação Educacional (SOE)
Adriana Maurina Chaplin Savedra de Araújo

Serviço de Orientação Religiosa e Espiritual (SOREP)
Pe. José Eduardo Martins, SJ

 

coordenação_unidade_I_2018

 Conheça também