Vencedores recebem o livro com suas produções durante um evento festivo no CC.

Seis alunos do CC, vencedores do II Concurso de Redação e Arte da Rede Jesuíta de Educação, receberam esta semana o livro com as produções textuais e artísticas selecionadas no concurso. À luz do tema “Cultivar a Guardar a Criação”, os estudantes, de 7º e 8º ano do Ensino Fundamental II, foram provocados a refletir e sistematizar em produções textuais a artísticas o seu sonho e o compromisso para com o planeta, nossa Casa Comum.

Entre os objetivos do Concurso, destacaram-se o estímulo à produção literária e artística, com foco na ampliação e no fortalecimento da consciência de Rede, além da divulgação da Campanha da Fraternidade da CNBB de 2017, especialmente no que diz respeito ao apelo do Papa Francisco na Encíclica Laudato Sì e ao Documento “Curar o Mundo Ferido”, da Companhia de Jesus. A conscientização dos alunos da RJE sobre a existência da Plataforma Moodle, voltada ao desenvolvimento de diversas atividades em Rede, também foi um ponto de destaque do Concurso.

Na primeira etapa, ainda em fase de seleção interna, foram apresentados 260 trabalhos, produzidos nos 13 colégios da RJE participantes. Esses trabalhos foram encaminhados ao segundo momento do Concurso, quando da seleção externa, em que 143 produções seguiram para votação aberta. O período de votação estendeu-se por dois meses e atingiu a marca de mais de 5.200 votantes, definindo-se, assim, as 66 produções vencedoras – publicadas posteriormente, no livro intitulado “Cultivar e Guardar a Criação”.

No Colégio Catarinense, os alunos premiados receberam os livros durante uma solenidade, com a participação da Direção, de professores, jesuítas e familiares. O edital para o III Concurso de Redação e Arte da Rede Jesuíta de Educação já está aberto e apresenta uma novidade: a introdução de fotos como produção de alunos, além de textos e ilustrações. O tema segue a Campanha da Fraternidade de 2018 – “Fraternidade e Superação da Violência. Em Cristo somos todos irmãos”. (Mt 23,8).

Conheça, abaixo, os alunos vencedores do II Concurso de Redação e Arte: