Iniciação Cristã 2016-04-11T19:41:35+00:00

Iniciação Cristã

A partir de 2016, em todas as paróquias, igrejas e comunidades, a catequese terá um novo formato. Ela será inserida dentro de um projeto maior e mais amplo, que chamamos de “INICIAÇÃO À VIDA CRISTÔ. Esse modelo é inspirado nas primeiras comunidades cristãs e traz mudanças significativas na forma como vivemos a nossa fé, como nos preparamos para os Sacramentos e os celebramos, em especial o Batismo, a Eucaristia e a Crisma.

O que é Iniciação à Vida Cristã?

“Diante de Deus, nosso Pai, lembramo-nos sempre da fé ativa, do amor capaz de sacrifícios e da firme esperança que vocês depositam em nosso Senhor Jesus Cristo.” (1Ts 1,3).

A IVC é um processo de preparação, acolhimento, compreensão da fé e da vida nova revelada em Cristo (DNC – Diretório Nacional da Catequese 38). Essa nova compreensão da fé e da vivência eclesial tem por objetivos: despertar nas crianças e nas famílias o desejo de conhecer mais e encontrar-se com Jesus Cristo, tornando-se seu seguidor (cf. Jo 1,41); viver a fé de forma autêntica e verdadeira, e não apenas cumprir um rito ou uma tradição; participar das celebrações e da vida da comunidade; dedicar um tempo à oração em família, ler a bíblia e vivenciar os sacramentos; propor um novo caminho. Esse processo é uma decisão da Igreja do Brasil, e todas as comunidades de fé irão aderi-lo a partir de 2016.

O Colégio Catarinense, como obra apostólica da Companhia de Jesus, quer também entrar em comunhão com a Igreja do Brasil e a Arquidiocese de Florianópolis. Por isso, a partir deste ano, a catequese terá as seguintes etapas:

1ª etapa: Formação dos catequistas e catequese familiar (um semestre).
2ª etapa: Encontros semanais das crianças com os catequistas (quatro semestres). Celebração da Primeira Eucaristia.
3ª etapa: Encontros semanais em preparação para a Crisma (quatro semestres). Celebração da Crisma.

OBS.: A Iniciação à Vida Cristã será oferecida para as crianças a partir do 5º ano do Ensino Fundamental. Para os alunos que já estão nos anos seguintes, será oferecido o modelo antigo de preparação para a Crisma (três semestres).