Sem Título-1

O Colégio Catarinense, como centro de aprendizagem da Companhia de Jesus, é um instrumento apostólico voltado à formação integral da pessoa, a serviço da fé que promove a justiça. Educamos para a excelência humana e acadêmica, em um processo corresponsável e participativo, que possibilita a formação de pessoas criativas e comprometidas, em vista do bem comum.

Florianópolis, 09 de fevereiro de 2017.

Prezada comunidade educativa,

Com muita alegria, a Direção do Colégio Catarinense e os jesuítas desejam boas-vindas a todos! Conforme nossa Programação 2017, nos Anos Iniciais (Infantil I, II e III) e no Ensino Fundamental II (6º a 9º ano), as atividades se iniciarão na próxima segunda-feira, dia 13 de fevereiro; no Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano) e no Ensino Médio (de 1ª a 3ª série), a terça-feira, dia 14 de fevereiro, marcará o início do novo ano letivo, repleto de aprendizagens e desafios.

A escola constitui-se, por excelência, como espaço da interação coletiva, das relações interpessoais e do fortalecimento da socialização, que é inerente e fundamental ao ser humano. Por isso, às famílias, ressaltamos ser muito importante a leitura do Manual de Convivência Escolar, parte integrante do Regimento Interno do Colégio Catarinense e complementar a ele. Trata-se de um documento que traduz, a partir de informações concisas, a sistemática de nosso trabalho, o que tornará possível o sucesso da nossa parceria e da nossa proposta educativa.

O ser humano em crescimento e em formação, seja criança, adolescente ou jovem, necessita de limites claros e objetivos, que orientem sua vida no campo pessoal, familiar e social, uma vez que os limites como procedimento pedagógico e socioeducativo preparam as pessoas para a vida, para o respeito e para o amor a si mesmas e aos outros, bem como para o reconhecimento das diferenças. Dessa forma, pais/responsáveis são os primeiros e também os mais importantes referenciais para os filhos. Educar para valores e limites é saber dizer “sim” e “não” com sabedoria e firmeza.

Acreditando nisso, o nosso modo de ser e proceder, como instituição confessional, reitera o compromisso diário de educarmos integralmente nossos alunos, de acordo com os princípios da Pedagogia Inaciana, os quais buscam “formar homens e mulheres para os demais”. Assim, enaltecemos o espírito de serviço, a promoção da pessoa e dos valores humanos e cristãos, os quais tanto evidenciamos em nosso projeto pedagógico. Que possamos, dessa forma, interagir como comunidade educativa, na promoção do respeito, na qualidade dos serviços prestados e na observância do Regimento Disciplinar, com vistas à participação cidadã, consciente e comprometida, em prol da coletividade e do bem comum.

Nesse sentido, solicitamos, aos pais, professores e alunos, a observância aos princípios da Autonomia e da Heteronomia, conforme nosso Manual de Convivência Escolar (item n. 5, p. 14), especificamente no que diz respeito ao uso do cartão de identificação para entrada e saída. O acesso dos alunos às dependências do Colégio acontece exclusivamente com o uso do cartão de acesso, cujas informações são enviadas online às famílias. Igualmente, pedimos especial atenção ao modo de trajar, que vislumbra alguns objetivos básicos do processo formativo e pedagógico.

Entre os benefícios que evidenciamos no uso do cartão e do uniforme, podemos listar o fortalecimento da identidade, da segurança e da disciplina, o fator econômico para a família, a prevenção ao modismo, ao consumismo, à discriminação e ao bullying, além da homogenização do modo de trajar, o que propicia mais conforto e integração entre os alunos no ambiente do Colégio. Reforçamos que o uso do uniforme não expõe ninguém a constrangimentos, pelo contrário, inibe o uso de trajes inadequados ao ambiente escolar.

Em virtude disso, o uso diário do uniforme, ao acessar as dependências do Colégio Catarinense, mostra-se obrigatório e constitui-se como um compromisso importante e inegociável; trata-se de um dever dos alunos, previsto no Manual de Convivência Escolar (item 6.7, p.22-25). Contamos, para tanto, com o comprometimento da família, no que diz respeito a orientar e incentivar seu/sua filho(a) a usar corretamente o uniforme, bem como a portar com assiduidade o cartão de acesso.

Entendemos que nossos alunos têm o direito de serem bem acolhidos e respeitados por toda a comunidade educativa, além de receberem a necessária motivação para o êxito de seu processo de aprendizagem, intervindo construtivamente nas aulas. Estudar no Catarinense pressupõe o direito de ser avaliado de forma justa e permanente, de ser bem tratado e respeitado. O aluno deverá observar as regras e normas, esforçando-se para ser exemplo positivo e colocando-se a serviço dos demais.

Certos da compreensão, respeito e compromisso com o processos que delineiam pedagogicamente o nosso modo de ser, proceder e trajar, agradecemos antecipadamente.

Paz e Bem!

Afonso Luiz Silva