Alunos do CC autografam o livro Tecendo Ideias… Projetando o Futuro! e celebram a união pela preservação do planeta

Sem Título-1

O último sábado foi especial para os alunos que participaram da elaboração do livro Tecendo Ideias…Projetando o Futuro!. Os jovens escritores receberam familiares e amigos para uma manhã de autógrafos, recheada de muita reflexão e revelação de novos talentos. Como acontece há nove anos, o livro é produzido pelos alunos do Ensino Médio, a partir de um tema previamente desenvolvido em sala de aula, como a Campanha da Fraternidade ou fatos sociais, políticos e econômicos que remetam a uma discussão ética e social. O objetivo é incentivar o gosto pela leitura e valorizar o processo de autoria, aprimorando a produção escrita do educando.

Em 2017, o projeto foi desenvolvido a partir da Campanha da Fraternidade, cujo tema ensejava uma reflexão sobre “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, enquanto o lema convidava a “Cultivar a guardar a criação”. Professores de Produção Textual do Ensino Médio trabalharam com os alunos durante o ano letivo, por meio de leituras reflexivas, debates e construção de textos. Os alunos participaram com textos e desenhos sobre a degradação do meio ambiente e fizeram um alerta para a urgência nas ações de preservação.

Sem Título-2O poeta, escritor e compositor Alberto Jacques de Souza Trindade, o “Beto Trindade”, foi convidado para escrever a orelha do livro, devido ao trabalho que realiza em defesa do meio ambiente, em especial na utilização de energia solar. Para o diretor acadêmico, professor Elton Frias Zanoni, “independentemente dos temas geradores dos textos, o trabalho volta-se sempre à reflexão por uma sociedade mais justa, que possibilite o exercício da liberdade e dignidade para todos. Nosso desejo, como educadores, é efetivamente despertar em cada jovem escritor o compromisso ativo de luta por um mundo mais humano”.

A educação jesuíta, na opção por um currículo centrado na pessoa, ressalta a importância de proporcionar aos alunos um permanente contato com o mundo. Lutando contra a tendência de lançar soluções simples ou evasivas para problemas complexos, a proposta inaciana valoriza a análise crítica da sociedade. “No Colégio Catarinense, os alunos são percebidos como futuros agentes de mudança, preparados para exercerem uma cidadania responsável”, diz o diretor.

Elton enfatiza, ainda, a importância de conhecer e debater os temas propostos pela Campanha da Fraternidade deste ano como forma de apelo especial em defesa dos biomas brasileiros: “conhecê-los [os biomas] significa assumir um compromisso em sua defesa, o que envolve especialmente as pessoas que neles habitam, seus direitos, sua história e seu modo específico de viver. É momento de compreender o impacto das grandes concentrações populacionais, de pensar a construção de um novo paradigma econômico e de articulação para a preservação das riquezas naturais e o bem-estar das populações que mais necessitam de proteção e apoio. É preciso que cada criança e cada jovem comprometam-se com a justiça e a dignidade do ser humano, por meio de uma boa interação com Deus, com a natureza e com seus semelhantes”.