Carlos Magno Nunes

Competência, dedicação, trabalho e responsabilidade: a trajetória de sucesso de um desbravador que deixa seu legado e parte para novas conquistas.

O trabalho que desenvolvi no Catarinense ficou para a memória do Colégio, e o Colégio ficou no meu coração”. Foi com essas palavras que Carlos Magno Nunes, assistente social do CC durante 17 anos, despediu-se dos colegas de trabalho, no último mês de março. Com sentimento de dever cumprido, agora ele parte para outros projetos, mas antes fez questão de relembrar, com carinho, a bela história de trabalho e dedicação durante quase duas décadas.
A satisfação vem do trabalho sério, desenvolvido a partir de valores éticos e cristãos, e também dos projetos implantados em parceria com outras escolas pelo País. “Sinto-me gratificado por contribuir para um processo de qualificação na área de serviço social. Sempre prezei pela melhor qualidade técnica possível. O Catarinense é um colégio comprometido com a formação integral do aluno. Por isso, o trabalho do assistente social deve ser muito consciente”, diz Carlos. Ele conta que os processos em colégios evoluíram muito na área de serviço social nos últimos anos e registra, com orgulho, a participação na elaboração do primeiro Plano de Ações Assistenciais da Rede Jesuíta, no Sul do País, em 2001.

A trajetória de Carlos na área de serviço social é de grandes conquistas e legados. Com especializações e mestrado na área, logo depois de formado (1980), participou de projetos em movimentos sociais e em empresas privadas. Foi Presidente do Conselho Estadual de Serviço Social do Rio Grande do Sul (entre 1997 e 1990) e 1º Tesoureiro do Conselho Federal de Assistentes Sociais ( 1990 a 1993). Neste período, participou da elaboração do Código de Ética da Profissão. Atuou também como professor da UNISINOS e da Universidade Federal de Santa Catarina. De 2001 a 2010, trabalhou no Colégio Catarinense, na seleção de alunos para o então Ensino Médio Noturno. Mais tarde, passou a contribuir com a qualificação coletiva de processos, a partir das ideias e parcerias com outros colégios, seguindo uma linha de excelência. “Hoje, o atendimento foi ampliado. O trabalho do serviço social se estende até o pedagógico, aos professores e funcionários. Há uma relação entre eles. A caminhada ainda é muito longa, mas os caminhos foram abertos. Temos os instrumentais de trabalho, as rotinas definidas e organizadas”, afirma ele, satisfeito.
Ao citar os colegas de trabalho que passaram pelo Serviço Social do CC, Carlos elogia o comprometimento de todos com a área social e destaca a parceria da assistente social Natália dos Santos Kranz, funcionária do CC que, agora, passa a dar continuidade aos projetos e ações. “Estou tranquilo com a sucessão. O Colégio está em um rumo seguro, e o que comecei será melhorado”, diz Carlos, emocionado e feliz com a decisão de concluir mais uma etapa da vida profissional. Grato pela educação dos filhos, que estudaram no CC, ele complementa dizendo que “fica uma lembrança muito boa” de todos esses anos de trabalho e parceria.
Na vida pessoal, Carlos agora quer dar continuidade aos jogos de futebol e aos churrascos com os amigos: “Tenho muitas amizades. Acredito que o fortalecimento das relações é o que me traz mais sanidade. Gosto muito de servir, de demostrar meu afeto… estou sempre procurando fazer algo pelos amigos. Amar e servir, tento levar minha vida assim…”.