O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS, sigla em inglês) é uma organização internacional cuja missão é acompanhar, servir e defender os direitos dos refugiados em mais de 50 países do mundo, beneficiando 700 mil pessoas. O JRS realiza a sua atividade principalmente em áreas de desastres naturais, educação, advocacia, atividades para gerar fundos, pastorais, serviços sociais, de reconciliação e construção da comunidade. Este serviço é coordenado por dez escritórios regionais, com o apoio de um escritório internacional em Roma.

ÁSIA-PACÍFICO – Há 30 anos, o JRS está presente em sete países da região: Austrália, Camboja, Indonésia, Papua Nova Guiné, Filipinas, Singapura, Timor Leste e Tailândia — e atende mais de 310.000 pessoas.

 

 

 

SUL DA ÁSIA – O escritório regional no Sul da Ásia atende os refugiados sudaneses no Nepal, Sri Lanka e no estado indiano de Tamil Nadu, além de dar assistência aos migrantes, também no Sri Lanka. No Afeganistão, apóia os repatriados. Os serviços incluem educação, formação, programas econômicos, tratamentos de saúde, centros psicossociais para o desenvolvimento da comunidade com deficiência e ajuda de emergência.

ÁFRICA ORIENTAL – Na África Oriental, que responde por um grande número de refugiados, o JRS atua nas áreas rural e urbana de quatro países: Sudão, Sudão do Sul, Quênia, Etiópia e Uganda, auxiliando os que vivem em condições precárias e perigosas na cidade. Além disso, tem projetos de educação no Sudão do Sul, que atendem mais de 55 mil pessoas, e iniciou um trabalho nos campos de Dollo Ado, na Etiópia, atendendo às necessidades dos refugiados somalis que fugiram da seca e fome, em 2011.

ORIENTE MÉDIO E NORTE DA ÁFRICA – No Oriente Médio, JRS trabalha exclusivamente com refugiados urbanos na Síria, Jordânia e Turquia, vindos do Irã, Iraque, Afeganistão e Sudão. Oferece serviços pastorais e humanos para refugiados através de uma ampla gama de serviços: assistência de emergência, jurídica, visitas familiares, serviços de educação, microcrédito e atividades psicossociais e de lazer.

GRANDES LAGOS AFRICANOS – A região dos Grandes Lagos Africanos foi criada em 1995, após o genocídio de Ruanda e da violência étnica na área. A primeira equipe do Serviço Jesuíta aos Refugiados foi enviada para Bukavu, no leste da República Democrática do Congo, e rapidamente se expandiu para outras regiões do país e também para Ruanda e Burundi. O escritório regional coordena os serviços de educação, habitação, cuidados psicossocial e recreação e assistência de emergência e apoio à autossuficiência.

 

ÁFRICA DO SUL – Atende refugiados e migrantes no Zimbábue, Angola, Malawi e África do Sul, com projetos de educação, saúde, apoio psicossocial e assistência de emergência, tanto na zona rural como na urbana. Também dá formação em direito dos refugiados para as autoridades governamentais, incluindo a polícia, funcionários de imigração e líderes locais.

 

 

ÁFRICA OCIDENTAL – Atende refugiados e deslocados internos na República Centro-Africana, Chade, Camarões e Costa do Marfim e apóia o desenvolvimento das comunidades devastadas pela guerra, através de formação profissional, educação, atendimento médico, reconstrução de escolas e a reintegração de crianças-soldados às famílias.

 

 

EUROPA – Na Europa, o JRS está particularmente preocupado com os centros de detenção de imigrantes e pessoas que saem de seus países de origem. Os serviços incluem suporte para os requerentes de asilo presos, assessoria jurídica para quem pede asilo ou é migrante irregular, atendimento psicossocial para as pessoas traumatizadas pela perseguição e fuga, além de oferecer alimento e abrigo para imigrantes pobres.

 

AMÉRICA LATINA E CARIBE – O trabalho do Serviço Jesuíta aos Refugiados nesta região é mais intenso em áreas de conflito da Colômbia, Equador, Haiti, Panamá, República Dominicana e Venezuela, principalmente nas áreas de fronteiras, rurais e subúrbios da cidade. Presta necessidades mais urgentes como regularização da situação legal da pessoa, atendimento médico, empregos e auxílio educacional. No Haiti, também concentra os trabalhos em acampamentos das vítimas do terremoto em Porto Príncipe.

 

 

ESTADOS UNIDOS / CANADÁ – Apoio para pessoas que estão em centros de detenção de imigração e de deportação, por meio de assistência advocatícia e humanitária.

Conheça mais sobre o Serviço Jesuíta aos Refugiados em: www.jrs.net

 

 

Fonte: Portal Jesuítas do Brasil