O resultado do projeto interdisciplinar de Teatro e História foi apresentado pelos alunos do sexto ano fundamental do Colégio Catarinense no dia 14 de novembro, na mostra teatral intitulada CICATRIZES DA HISTÓRIA.

Os alunos vivenciaram as grandes civilizações no palco do Teatro Padre João Alfredo Rohr, onde enfatizaram as características mais marcantes de cada cultura, tais como a crença na vida após a morte, a mitologia, o amor e a guerra.

O projeto, elaborado pela professora de Teatro, Carin Dell’Antônio, é uma parceria entre disciplinas, visando a promover uma vivência lúdica dos conteúdos ministrados em História, ressignificando-os no palco do Teatro.

O intuito desse projeto transcende a melhor apropriação dos conteúdos históricos, no sentido de que busca, também, o desenvolvimento de outras habilidades, tais como a oratória, a criatividade, a disciplina, a presença de palco e a desinibição.

A peça teatral teve roteiro elaborado pelos próprios alunos, que também escolheram para quais personagens gostariam de fazer o teste de atuação, procurando, assim, promover a autonomia e a corresponsabilidade nos jovens atores.

Muito entusiasmado, o aluno Arthur Henrique Rodrigues Cardoso, do 6º ano E, relatou-nos sua participação na cena da Psicostasia (Livro da Morte), onde ocorre a pesagem do coração do defunto no tribunal da deusa Maat. Nesse tribunal, nas palavras do aluno, “havia uma balança onde, de um lado, colocava-se o coração do defunto, e, de outro, uma pena de avestruz. Na pesagem, teria que haver equilíbrio entre ambos para que o defunto fosse absolvido. Perto da balança havia um monstro pronto para engolir o coração do defunto, caso este pesasse mais do que a pena. Se isso acontecesse, não existiria a possibilidade de ressurreição”.

Entre figurinos, cenários e acessórios cênicos, os alunos/atores se revezaram em mais de 60 personagens históricos (egípcios, gregos e romanos), experienciando as correrias das trocas de figurinos, o silêncio das coxias e a atenção nas sequências de entradas e saídas de cena. Foram apenas quatro meses de processo com duas aulas semanais. Esse foi um projeto arrojado e desafiante para a professora de Teatro e sua parceira, a professora de História, Ana Carolina Krieger, que se surpreendia a cada ensaio.

Os alunos participaram do processo com entusiasmo, e entre nervosismo, medo, alegria e emoção, estrearam, a maioria deles, diante de um público de pais, alunos, professores, coordenadores e diretores do Colégio Catarinense.

Para a aluna Catharina Royer, do 6º ano E, “

[…] foi muito interessante revisar todo o conteúdo dado em sala de aula. Revisar esse conhecimento através da prática tornou muito mais fácil estudar”. Alice Hadhish Markus, também aluna do 6º ano E, disse que a apresentação é a oportunidade para poderem mostrar ao público tudo que aprenderam em sala sobre as antigas civilizações do Egito, da Grécia e de Roma.