O Museu do Homem do Sambaqui Pe. João Alfredo Rohr, SJ, vem contribuindo cada vez mais com as pesquisas internacionais sobre o povoamento das Américas e as transformações sociais que ocorreram com os primeiros habitantes do litoral brasileiro. A partir do projeto “Paleogenética das populações pré-históricas do território brasileiro”, equipes de instituições internacionais prestigiadas, como o UCD Earth Institute and School of Archaeology, a University College Dublin (Irlanda), o Laboratório Reich (Harvard Medical School) e diversas instituições brasileiras, como o Departamento de Antropologia do Museu Nacional, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o próprio Museu do Homem do Sambaqui, uniram-se para trabalhar em parceria nas pesquisas.

topo

Na semana passada, a professora e arqueóloga Dr.ª Mercedes Okumura esteve em Florianópolis, no Museu do Homem do Sambaqui, para a seleção de amostras ósseas e obtenção de informações sobre a paleogenética dos primeiros ameríndios que habitaram a região de Santa Catarina. O trabalho ocorreu com o acompanhamento do responsável técnico e arqueólogo da instituição, Jefferson Batista Garcia. Após a autorização do IPHAN, as amostras ósseas, que consistem em menos de um grama por sepultamento, uma das técnicas mais sofisticadas já utilizadas no Ocidente, serão remetidas para análise aos laboratórios das instituições envolvidas no projeto.

Sem Título-3