Alunos constituem miniempresa inovadora e investem na preservação ambiental.

Mais uma vez, o projeto “Miniempresa Júnior”, criado pela Junior Achievement, despertou o interesse dos estudantes do Colégio Catarinense em aprender e investir na área empresarial. Este ano, a Miniempresa Ecor S/A, fundada pelos alunos da 2ª série do Ensino Médio, apostou na organização, criatividade e sustentabilidade.

Os alunos criaram um produto, sugerido a partir de diversas discussões entre os membros da empresa sobre as principais problemáticas do mundo moderno, entre elas a questão ambiental. Foi então que surgiu o Bullet Journal da Ecor, um caderno que traz uma proposta inovadora: conciliar arte, preservação ambiental e organização. Tudo de forma divertida e lúdica.

“Nossos cadernos são feitos à mão, por todos os funcionários da empresa, a partir de matéria-prima biodegradável, livre de plástico, cola e outros componentes poluentes. Toda a proposta é oferecida pelo design diferenciado da pauta pontilhada dos cadernos, que permite ao usuário construir seu próprio modelo de agenda, organizando-a da forma mais adequada para a sua rotina”, disse o presidente da miniempresa, Gustavo Borges Brasil.

Gustavo enfatizou, também, o compromisso de todos os integrantes da empresa com as causas ambientais, destacando a participação de todos em cada fase do trabalho: “Das etapas mais simples até os desenhos mais elaborados, cada Bullet Journal passa pelas mãos de cada um de nossos funcionários, até que, enfim, possa ser comercializado para a mais diversificada clientela, que compartilha conosco o desejo de contribuir com a ideologia e com os conceitos da Ecor S.A”, concluiu o presidente.

A Ecor S.A. também está envolvida em diversas causas sociais. Parte do lucro será encaminhado para doação de fraldas ao Hospital Infantil e ao Asilo Irmão Joaquim, a outra parte será revertida em um retorno de 100% de lucratividade para os cem acionistas que acreditaram no projeto. Ainda dentro do plano de responsabilidade social e ambiental da empresa, a equipe da Ecor montou um estande no Beiramar Shopping, um ponto de coleta de tampinhas para o projeto da instituição Ecopet.

Desde a produção até o setor de vendas, a Junior Achievement proporciona aos alunos a oportunidade de compreender mais a fundo o universo do empreendedorismo e as estratégias de mercado. O Colégio Catarinense e a Junior Achievement têm uma parceria de 15 anos, que proporciona, anualmente, a troca de experiências e o desenvolvimento de lideranças, através de vivências práticas na administração de uma miniempresa.

A Junior Achievement é a mais antiga organização de educação prática em economia e negócios no mundo, composta por empresas, executivos e voluntários que promovem ações, durante todo o ano, para transformar a vida de crianças e adolescentes. Somente em Santa Catarina, a Junior Achievement já reuniu 13 mil voluntários nos programas da entidade, em 375 escolas/entidades de 58 cidades – trabalho que beneficiou aproximadamente 480 mil jovens desde a sua fundação no Estado, em 1997.

Nos 123 países onde está presente, a Junior Achievement beneficia mais de 10,5 milhões de jovens ao ano. Criada em 1919, essa organização social sem fins lucrativos tem como missão inspirar jovens a empreender, despertando nos alunos do Ensino Fundamental, Médio e Universitário, oriundos de instituições públicas e particulares, o espírito empreendedor. A entidade é mantida e administrada por empresas privadas que garantem apoio com recursos financeiros e cedem voluntários para compartilharem suas experiências, implantando e acompanhando os programas nas escolas, entidades e empresas.