Na semana do aniversário de Florianópolis, os alunos da Unidade de Ensino I participaram de uma das manifestações folclóricas mais praticadas pelo florianopolitano:  as chamadas brincadeiras do Boi de Mamão.

A dança do Boi de Mamão é a brincadeira mais cultivada e, por isso mesmo, a mais apreciada dança folclórica da região, sendo também uma das tradições folclóricas mais antigas de Santa Catarina, principalmente nas regiões litorâneas. Trata-se de uma apresentação em tom cômico, mas com um elemento central dramático: a morte e a ressurreição do boi.

Quanto à origem da dança, há divergências entre pesquisadores. Alguns afirmam que foi adicionada à cultura catarinense pelos açorianos que ali chegaram no século XVIII. Outra vertente afirma que a cultura do Boi de Mamão chegou à Ilha de Santa Catarina com os espanhóis, a partir de 1500.

Entre as figuras que geralmente aparecem no Boi de Mamão estão o boi, o dono do boi, a bernúncia e seu filhote, a maricota, o doutor, a viúva, o cavalinho, os outros bois e os corvos. A bernunça – ou bernúncia –  é uma espécie de bicho-papão que engole tudo o que encontra pela frente.

Muitas semelhanças são vistas entre o Boi de Mamão e o Boi-bumbá – ou Bumba Meu Boi. Todavia, para conhecer a verdadeira origem da tradição, é preciso recorrer à Europa, em uma região chamada Galícia, que, ao Sul, limita-se com Portugal. Galícia é uma comunidade autônoma espanhola, onde foram registradas as primeiras referências do costume.