Pegadas Inacianas 2018-02-23T22:26:10+00:00

Pegadas Inacianas

As Pegadas Inacianas proporcionam, aos colaboradores e a outros membros da comunidade educativa do Colégio Catarinense, a possibilidade de fazerem a experiência da espiritualidade inaciana como um processo de crescimento afetivo espiritual, para mais “Amar e Servir” e viver a felicidade como graça do Deus Criador.

O projeto oferece aos participantes a possibilidade de conhecer mais Santo Inácio, a partir do qual nasce o conceito de espiritualidade inaciana. Propõe-se o estudo da vida de Santo Inácio, considerando seu processo de conversão e seu compromisso com a Igreja e a sociedade de seu tempo, decorrentes da experiência de Deus.

A compreensão sobre o trabalho educativo como tarefa evangelizadora dá impulso ao novo sujeito apostólico para impregnar-se do sentido da missão que poderão encontrar na vivência dos Exercícios Espirituais de santo Inácio de Loyola. As Pegadas não se tratam de um ato de devoção nem de um curso teórico, senão uma experiência profunda de conversão de mente, sentimento e atitudes em sintonia com a vontade de Deus, descoberta através de diversas modalidades de oração e com a ajuda de uma orientação personalizada. Essa experiência pode se considerar a primeira e fundamental escola sobre a Pedagogia Inaciana. Nela, os educadores podem colher quatro frutos fundamentais:

1. Uma visão mais purificada dos relacionamentos (Deus, eu mesmo, os outros, o mundo).
2. A experiência de um método pedagógico personalizado.
3. A recepção de uma orientação respeitosa e libertadora.
4. A consciência de uma missão no mundo de hoje.