Confira o relato de sua viagem

Entre o dia 20 de abril e o dia 5 de maio de 2013, participamos de uma viagem de estudos intitulada “CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO APOIADA PELAS TECNOLOGIAS – DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NO SÉCULO XXI”, na qual pudemos visitar os projetos educacionais que desenvolvem novas tecnologias e novos ambientes colaborativos de aprendizagem no Canadá. Essa viagem foi viabilizada pelo Sistema Ético de Ensino, em parceria com o Colégio Catarinense.

Na primeira parte da viagem, ficamos durante sete dias em Toronto, onde procuramos conhecer a experiência canadense em educação. O Canadá gasta mais com a educação (per capita) do que qualquer outro país do G8. Os resultados dos alunos, em testes padronizados aplicados, comprovaram que os estudantes da rede pública do Ensino Médio canadense estão entre os melhores do mundo. Os diplomas de High School (nível médio) canadenses são reconhecidos no mundo inteiro.

Ainda em Toronto, visitamos o IKIT (Institute for Knowledge Innovation and Technology) e tivemos encontros com Carl Bereiter, Marlene Scardamalia e Michael Fullan. Conferimos ambientes virtuais de aprendizagem e ambientes colaborativos desenvolvidos por membros do IKIT funcionando em colégios de aplicação da Universidade de Toronto e em outras escolas da província de Ontário, que usam as novas tecnologias para fins educacionais.

Vivenciamos várias atividades pedagógicas ao visitarmos o University College – The Founding College of the University of Toronto. Nesse colégio, onde estudam crianças do 7º ano até a High School, há salas-ambiente e vários laboratórios. Apesar de usar metodologias relativamente tradicionais, a didática de ensino incorpora as novas mídias em seu cotidiano de maneira criativa, obtendo resultados excelentes, segundo Jim Slotta, que nos recebeu e apresentou o trabalho de seu grupo.

Visitamos, também, o Ministério da Educação da província de Ontário, além de uma simpática escola católica: Mother Thereza. Já em Quebec, onde permanecemos oito dias, o professor Cesar Nunes, que acompanhava a delegação, dividiu conosco suas experiências na implantação de ambientes colaborativos de aprendizagem em algumas escolas vinculadas à prefeitura de São Paulo. Pudemos conhecer e usar o Edmodo, que é um dos ambientes virtuais de aprendizagem usados em parceria com a rede municipal de São Paulo.

Além desses locais, tivemos a oportunidade de visitar o Collége Saint – Charles – Garnier, um lindo colégio jesuíta que consegue aliar a excelência acadêmica com uma formação integral e voltada para as artes. Pudemos notar que a dinâmica de funcionamento do colégio, o prédio e suas instalações guardam uma semelhança com outras instituições jesuítas. Fomos muito bem recebidos pelo reitor do colégio e por Luis René Ayala, que nos acompanhou durante a visita.

Também visitamos o College des Compagnons´Protic, que trabalha com o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, em salas organizadas como comunidades de aprendizagem, com um laptop por aluno. Nesse colégio, pudemos ver alunos trabalhando em grupos e sobre projetos desenvolvidos interdisciplinarmente, sendo este um dos colégios mais bem conceituados do Canadá.

Na Universidade de Laval, ouvimos uma palestra sobre o Programa Internacional de Construção do Conhecimento com Stephane Allaire, Pier-AnnBoutin e Christian Perreault. Vimos escolas públicas interconectadas, apresentando trabalhos umas para as outras, num ambiente colaborativo de aprendizagem. Tivemos, ainda, um encontro informal com Therese Laferriere, pesquisadora e líder de todas essas iniciativas.

Além disso, visitamos vários pontos turísticos em Toronto e Quebec, tais como museus, cataratas, centro histórico, locais onde pudemos conhecer e vivenciar a cultura local.

Nelito José Kamers