imagem 6

Frente aos estimulantes desafios do PEC (Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta de Educação) de transformar os colégios em Centros de Aprendizagem, professores do Catarinense participaram, na última semana, de um Encontro de Capacitação Docente.  A capacitação, organizada pelo SOP (Serviço de Orientação Pedagógica), envolveu professores das Unidade I e II.

imagem 2Na Unidade I, o tema  proposto foi  o  trabalho desenvolvido a partir do Laboratório de Ensino Aprendizagem, com reflexões acerca das oficinas (jogos e atividades), dos relatórios de desempenho, das dificuldades de aprendizagem e de suas implicações.

Na unidade II, a capacitação foi pautada em 3 oficinas: “Na avaliação, a Aprendizagem Contínua”, “Gamificação do Ensino e Aprendizagem de Matemática”  e “A  Prospecção de Ferramentas Educacionais pelos Docentes”. O professor Fábio Rene Freitas Mendonça, orientador pedagógico na área de ciências humanas e suas tecnologias, que ministrou uma das oficinas na unidade II, disse que “a capacitação trouxe novas perspectivas para os professores, já que a inovação na educação depende das novas tecnologias aplicada. É uma forma de facilitar e fortalecer a aprendizagem”.

A Coordenadora do SOP, professora Cláudia Maggioni, declarou que “esses momentos são importantes para refletir sobre a aprendizagem, as formas diversificadas de repassar o conhecimento”. Segundo ela, “o professor precisa de informação permanente e de novas ferramentas para utilização em sala de aula, quebrando paradigmas rumo à qualificação, atualização e, claro, à excelência.”

imagem 4De acordo com o PEC, a capacitação profissional consiste na busca da atualização e aprimoramento teórico e prático de conhecimentos, competências e habilidades exigidas para o exercício das funções, associadas à compreensão e à assimilação da identidade e da missão do colégio. Todo investimento feito pelas escolas nessa direção visa à qualificação dos profissionais para serem capazes de atuar da melhor forma, de acordo com orientações e projetos da instituição. PEC, n.83 (2016).

Depois dessa primeira capacitação, os professores já se organizam para a próxima etapa, quando serão abordados temas pertinentes ao dia a dia da sala de aula, considerando o aluno como centro do processo de aprendizagem.