Loading...

Programação da Semana da Língua Alemã 2019

Colégio Catarinense promove a 4ª edição da Semana da Língua Alemã

 

Estudar uma segunda língua já deixou de ser pré-requisito para consolidar-se no mercado de trabalho. Depois do inglês, o alemão é o idioma mais importante no mundo nas áreas do comércio, do turismo e da diplomacia. Além disso, é falado como língua materna por mais pessoas do que o inglês, o francês, o espanhol e o italiano, na Europa.

Considerando, assim, a importância da língua alemã no mundo, as embaixadas da Áustria, Bélgica, Luxemburgo, Suíça e Alemanha, em cooperação com os consulados e parceiros culturais no Brasil, realizam entre os dias 5 e 14 de abril, a 4ª edição da Semana da Língua Alemã. Serão mais de 800 eventos em todo o país, como exposições, debates, exibição de filmes, oficinas e apresentações culturais com o objetivo de mostrar que vale a pena aprender alemão e que é mais fácil do que muitos imaginam. No Colégio Catarinense, as atividades acontecem de 8 a 12 de abril e visam a oferecer um contato mais direto com a diversidade da língua alemã, além de despertar o interesse pelo seu estudo.

O ensino do alemão não é novidade no Colégio, já que, desde 1906, foi ofertado aos alunos, sendo interrompido entre 1938 e 1998. Nos dias de hoje, pouco mais de 140 alunos do Ensino Fundamental e do Médio frequentam as aulas. Desde 2006, o Colégio é parceiro do Projeto “Escolas: Parceiras para o Futuro” (PASCH), que é do governo da Alemanha e coordenado, no Brasil, pelo Ministério das Relações Exteriores. Com essa iniciativa, que engloba mais de 2.000 escolas mundo afora, jovens estudantes de alemão reúnem-se em uma troca de vivências aberta e animada.

Essa parceria proporciona aos alunos de língua alemã do CC a oportunidade de realizar intercâmbios com bolsas de estudo para a Alemanha. Recentemente, o aluno Pedro Zimmermann retornou de um ano de estudos naquele país. Em agosto, os estudantes do Ensino Médio, Taís Kretzer e Eduardo Reitz, viajarão para uma temporada de três semanas em universidades da Alemanha. Neste momento, a estudante berlinense Charlotte Ausan está em Florianópolis, permanecendo até agosto em terras brasileiras.

Mais informações sobre a programação podem ser obtidas acessando o site do Colégio Catarinense ou abaixo:

DATA HORÁRIO LOCAL DESCRIÇÃO
08 a 12 de abril Das 8h às 18h Pátio da Unidade de Ensino II – Sala Magis Exposição de fotos
Vivência na Alemanha
Bolsistas expõem suas fotos e comentários sobre a experiência que viveram.
08 a 12 de abril Durante as aulas Salas 233 e 314 Gincanas – Kahoot
Durante a semana, os alunos participarão de atividades em forma de quiz (Kahoot) e ganharão prêmios e brindes.
08, 09 e 10 de abril Das 9h46min às 10h11min Sala Magis Atendimento Alumni
Os ex-alunos PASCH estarão à disposição para tirar dúvidas quanto aos programas de intercâmbio e às possibilidades de estudar na Alemanha. A iniciativa “Escolas: uma parceria para o futuro” (PASCH) engloba cerca de 2.000 escolas, nas quais o alemão figura como língua estrangeira. Venha conhecer de perto a iniciativa e a experiência de quem foi contemplado com bolsas de estudos!
09 a 12 de abril Das 08h às 18h Biblioteca Exposição: Weiße Rose
Esta exposição descreve a trajetória do grupo de resistência ao nazismo conhecido como “A Rosa Branca”. Entre julho de 1942 e fevereiro de 1943, o grupo, formado sobretudo por estudantes e por um professor da Universidade de Munique, redigiu e distribuiu seis panfletos que denunciavam os crimes cometidos pelo regime nacional-socialista e convocavam a população a resistir de forma pacífica. Willi Graf, Kurt Huber, Christoph Probst, Alexander Schmorell, Hans Scholl e Sophie Scholl assinaram seus primeiros panfletos como “A Rosa Branca”, nome pelo qual o grupo passou a ser conhecido mais tarde.
08 a 12 de abril Das 9h46min às 10h11min Pátio da Unidade de Ensino II Mix de músicas alemãs
Os intervalos serão animados pelos principais hits alemães em diferentes estilos de música, incluindo música moderna, hip hop, pop e rock, entre outros.
08 de abril Das 14h30min às 16h30min Auditório João Paulo II “Singen wir mit” – Karaoke
Quem gosta de cantar tem aqui um prato cheio! Oldies, pop, rock, heavy, rap… músicas variadas em alemão! Venha cantar com a gente!
09 de abril Das 10h15min às 11h45min Cozinha Culinária austríaca – “Apfelstrudel”
Uma das mais populares sobremesas austríacas é também a receita preferida pelos alunos de Alemão. A turma do Ensino Fundamental II da Oficina de Alemão vai pôr a mão na massa e fazer um delicioso Apfelstrudel.
P.S: Apenas para alunos das oficinas.
09 de abril Das 9h46min às 10h11min Pátio da Unidade de Ensino II Gincana
Durante o intervalo, serão realizadas brincadeiras, charadas e jogos. Tudo isso com direito a prêmios especiais para os vencedores!
09 de abril Das 17h às 20h Auditório Cinema – Kino
A medida do mundo
(Die Vermessung der Welt)
Direção: Detlev Buck, colorido, 119 min, 2012
Início do século XIX: dois homens exploram o mundo. Um se concentra no visível; o outro, no imaginável. Alexander von Humboldt, oriundo de família nobre, viaja à América do Sul para mensurar o continente e descobrir formas de vida desconhecidas. Carl Friedrich Gauss, de condição humilde, concentra-se na pesquisa em sua escrivaninha, em casa, e torna-se um renomado matemático. No final, os dois alemães, que se tornaram famosos, se encontram; eles envelheceram e não estão necessariamente felizes.
10 de abril Das 15h09min as 16h45min Cozinha Culinária austríaca – “Apfelstrudel”
Uma das mais populares sobremesas austríacas é também a receita preferida pelos alunos de Alemão. A turma do Ensino Fundamental II da Oficina de Alemão vai pôr a mão na massa e fazer um delicioso Apfelstrudel.
P.S: Apenas para alunos das oficinas.
10 de abril Das 17h às 20h Auditório Cinema – Kino
Uma mulher contra Hitler (Sophie Scholl – Die letzten Tage)
Direção: Marc Rothemund, colorido, 116 min, 2005
Fevereiro de 1943: durante uma ação de panfletagem contra a ditadura nazista, a jovem Sophie Scholl e seu irmão Hans são presos na Universidade de Munique. Após dias de interrogatórios pela Gestapo, Sophie é condenada pelo “Tribunal do Povo”.
Prof. José Francisco organizará a roda de conversa sobre o filme e os movimentos da época.
11 de abril Das 9h46min às 10h11min Pátio da Unidade de Ensino I Gincana
Durante o intervalo, serão realizadas brincadeiras, charadas e jogos. Tudo isso com direito a prêmios especiais para os vencedores!
11 de abril 19h Teatro Pe. João Alfredo Rohr Apresentação musical
Banda do Alemão
Aurora (solo)
11 de abril 19h20min Teatro Pe. João Alfredo Rohr Apresentação teatral
– Turmas: Oficina e Ensino Médio
– Peças teatrais:
Venha rir com a gente! Os alunos colocarão todo seu talento no palco, para trazer o alemão mais pertinho de todos
12 de abril Das 14h30min às 16h Biblioteca Sarau Literário
Encontro organizado pelos alunos.
Leitura de poesias, contos em alemão. Traduções, comentários, roda de conversa.
2019-04-08T12:48:57+00:00