Metodologia e Avaliação

No seu objetivo de proporcionar uma educação que vá além da simples transmissão de conhecimentos e que forme pessoas intelectualmente bem preparadas e comprometidas com a sociedade na qual estão inseridas, o Colégio Catarinense baseia-se nos seguintes princípios ou conceitos:

a) ENSINO-APRENDIZAGEM: o processo de ensino aprendizagem não é pontual, estático, nem tampouco unilateral. É uma interação entre educando e educador, que numa relação dialética tomam contato com o conhecimento socialmente construído e o resignificam a partir do seu contexto.

b) CURRÍCULO: o currículo está estabelecido de forma a permitir o crescimento equilibrado e contextualizado do aluno, dentro de uma perspectiva de formação acadêmica, humana, social e cristã.

Adota o “nom multa, sed multum”, onde pretende não esgotar os temas em sala de aula, mas deixar um espaço de pesquisa e investigação ao aluno, não priorizando os detalhes, mas  aprofundando as questões básicas de cada tema.

c) AVALIAÇÃO: a avaliação no Colégio Catarinense não é ponto final do processo de ensino aprendizagem, mas uma de suas etapas. Pretende ir além da simples verificação, colaborando para que os educadores  avaliem seu trabalho e para que os educandos tenham informações sobre seu desenvolvimento, definindo em conjunto os processos que precisam ser encaminhados.