Loading...
Um pouco de nossa história 2018-02-23T22:25:19+00:00

Um Pouco de nossa História

A casa da Juventude na vila de Pinheiral, no município de Major Gercino, foi construída em 1941 para ser um seminário menor para formação de futuros padres e irmãos jesuítas. Mas logo depois foi fechada, e a primeira turma do colégio a ocupar a casa o fez em janeiro de 1959. Desde então, com breves interrupções, Pinheiral, como ficou conhecida, é a casa de férias dos alunos do Colégio.

O modelo inicial era como uma espécie de colônia de férias, com aproximadamente um mês de estadia entre dezembro e fevereiro. O modelo atual de turmas durante o final de semana foi se impondo pela grande procura e pela necessidade em partilhar essa estupenda experiência com maior número de alunos.

Retomar o antigo modelo: A partir de 2009, procurou-se retomar o antigo modelo de grupos compostos por alunos de várias turmas da mesma série, e que a programação da casa seguisse uma combinação prévia com os principais agentes: coordenação do Ensino Fundamental II, Ensino Médio Diurno e Vespertino. Houve, assim, oportunidade para todos os alunos passarem um final de semana na casa ao longo do ano, fazendo valer um dos diferenciais do Colégio Catarinense sobre os outros colégios da região: o espaço físico e as oportunidades de formação integral dos educandos.