Os alunos da 2ª série A e B do Colégio Catarinense participaram de uma experiência especial através do Projeto Entreculturas. Eles visitaram a comunidade indígena Guarani Mbyá, em Biguaçu, na Grande Florianópolis, onde tiveram a chance de aprender as tradições e os costumes diretamente com os membros da comunidade local.
O projeto EntreCulturas tem como objetivo aproximar os alunos do Colégio Catarinense de diversas realidades culturais, proporcionando experiências imersivas em locais como aldeias indígenas e comunidades de Florianópolis.
Durante a visita, os alunos entregaram doações e conheceram o Opy, a casa de reza tradicional da tribo, um lugar sagrado para os Guarani, em que acontecem rituais religiosos e cerimônias importantes. Eles compreenderam a importância da espiritualidade e do dia a dia dos indígenas.
Depois disso, os estudantes visitaram a escola indígena Guarani Yynn Moroti Whera (que significa “água branca brilhante”), onde observaram a diferença no modo de ensino, com salas de aula ao ar livre e liberdade para expressar as artes.
Por sua vez, os alunos da 2ª série C visitaram o Morro da Mariquinha, também como parte do projeto Entreculturas.
Os alunos tiraram inúmeras fotografias durante a visita, as quais farão parte de uma exposição no Colégio Catarinense, permitindo que os demais alunos vejam como foi essa experiência. Para o aluno Guilherme Pereira, da 2ª série A, a experiência foi muito interessante. “Achei a experiência muito legal, foi incrível chegar lá e ver um jeito diferente de viver. Eles procuram não usar tanto o celular, o que os ajuda a aproveitar mais a vida. Foi muito legal conhecer a cultura deles”, comentou o estudante.
O projeto terá continuidade com a visita da turma da 2ª série D ao Centro Histórico de Florianópolis.
@redejesuitadeeducacao @jesuitasbrasiloficial
#colegiocatarinense #ocolegioqueficaemvoce #redejesuitadeeducacao #rje #jesuitasbrasiloficial #somosjesuitas #somosflacsi