Casa da Juventude de Pinheiral

A casa da Juventude de Pinheiral

é um espaço para encontros e atividades do Colégio Catarinense. Em janeiro de 1959 aconteceu o primeiro encontro de jovens na casa que localiza-se no Município de Major Gercino, a 550 metros acima do nível do mar e a 127 quilômetros de Florianópolis.

A estrutura comporta,

hoje, até 70 pessoas. O espaço oferece diversas opções de lazer, tais como: ginásio de esportes, banhos na lagoa, barcos, trilhas para caminhadas,  atividades recreativas ao ar livre e outras mais, todas com orientadores que acompanham as turmas que para lá se dirigem.

A casa de Pinheiral

é ocupada durante o ano todo, especialmente nos finais de semana e feriados, por alunos, professores, funcionários e outras associações do colégio. Tem como finalidade, além de oferecer momentos de recreação e lazer, oportunizar um espaço para a formação humana e cristã.

Um pouco de nossa história

A casa da juventude na vila de Pinheiral,

no município de Major Gercino, foi construída em 1941 para ser um seminário menor para formação de futuros padres e irmãos jesuítas. Mas logo depois foi fechada, e a primeira turma do colégio a ocupar a casa o fez em janeiro de 1959. Desde então, com breves interrupções, Pinheiral, como ficou conhecida, é a casa de férias dos alunos do Colégio.

O modelo inicial era como uma espécie

de colônia de férias, com aproximadamente um mês de estadia entre dezembro e fevereiro. O modelo atual de turmas durante o final de semana foi se impondo pela grande procura e pela necessidade em partilhar essa estupenda experiência com maior número de alunos.

Retomar o antigo modelo: A partir de 2009, procurou-se

retomar o antigo modelo de grupos compostos por alunos de várias turmas da mesma série, e que a programação da casa seguisse uma combinação prévia com os principais agentes: coordenação do Ensino Fundamental II, Ensino Médio Diurno e Vespertino.

Houve, assim, oportunidade

para todos os alunos passarem um final de semana na casa ao longo do ano, fazendo valer um dos diferenciais do Colégio Catarinense sobre os outros colégios da região: o espaço físico e as oportunidades de formação integral dos educandos.

Registros de 1950 a 1970

Escola de Monitores, Assessores e Dirigentes do Pinheiral – EMAD

O EMAD é um curso de preparação para alunos,

antigos alunos e colaboradores do Pinheiral, que tem como objetivo formar os Monitores, Assessores e Dirigentes, que acompanham, voluntariamente, os alunos e coordenam todas as atividades realizadas no Pinheiral, sobre a Coordenação das Atividades Complementares do Colégio Catarinense

A Escola de Monitores, Assessores e Dirigentes de Pinheiral – EMAD, foi criada em 2009, visando a preparar, harmonizar, formar e qualificar a equipe de voluntários, para que possam acompanhar e dirigir as atividades com os alunos, em sintonia com o carisma inaciano de educação e o Projeto Político e Pedagógico do Colégio Catarinense.

No decorrer do ano letivo, são realizados dois EMADs, um no Pinheiral, no 1º semestre, normalmente em fevereiro, e o 2º em agosto, no Colégio Catarinense. Nesses encontros, os voluntários (Dirigentes/Assessores/Monitores) avaliam as atividades realizadas e os encontros no Pinheiral, além de receberem formação na área da espiritualidade e pedagogia inaciana, pastoral da juventude, dinâmica de grupo, primeiros socorros, relações interpessoais e trabalho em equipe. O Dirigente é a personificação do Espírito de Pinheiral, e, acima de tudo, o fiel cumpridor das normas e regimento do Colégio e do Pinheiral.