Slide Inglês Todo Dia O ensino da língua inglesa está embasado em várias premissas educacionais da Companhia de Jesus, sendo uma delas o conceito de cidadania global. De acordo com o nosso Projeto Educativo Comum (PEC), “a ideia de cidadania global reúne a noção de que a cidadania, para além de uma consciência do cidadão quanto ao lugar, ao papel, aos direitos e responsabilidades que possui na sociedade em que vive, implica o reconhecimento de que sua esfera de consciência e atuação não se limita ao local, mas se amplia para o mundo, pois tudo está conectado, e a forma como agimos e nos importamos com o que acontece em todo o mundo potencializa ou limita a capacidade humana de transformá-lo num lugar melhor”. (PEC, 2021).

Slide O Colégio Catarinense assume o compromisso de qualificar o ensino e a aprendizagem da língua inglesa pelo Programa Bilíngue – Inglês Todo Dia (ITD). Conforme o Parecer do Conselho Nacional de Educação – CNE/CEB Nº 2/2020, que diz respeito às Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue, o Catarinense possui um programa de carga horária estendida da língua adicional, mas que não caracteriza o Colégio como uma escola bilíngue. Entendemos que uma das funções da língua inglesa é cumprir o papel da ampliação, uma vez que se caracteriza como língua de contato entre diferentes grupos ao redor do globo. Ademais, aprender uma língua adicional amplifica formas de pensar, entender, acolher, interpretar e interagir com o mundo, auxiliando na formação integral do indivíduo ao atingir as esferas cognitiva, espiritual, afetivo-emocional, corporal, comunicativa, ética, sociopolítica e estética.

Slide Contudo, o Programa ITD oferece características do ensino bilíngue aos educandos, tais como a abordagem de Content and Language Integrated Learning (CLIL) e um currículo integrado entre as disciplinas de cada série. A abordagem CLIL refere-se à aprendizagem integrada de conteúdo e língua, ressignificando o aprendizado ao apresentar a língua inglesa como prática social. Já o currículo integrado diz respeito ao trabalho do corpo docente, ao conectar os conhecimentos entre as disciplinas e as línguas, a partir da atuação dos nossos profissionais, que são continuamente qualificados para esses processos por meio dos momentos de formação.

Slide Só se aprende inglês fazendo
intercâmbio no exterior?
Não. O inglês é, hoje, considerado uma língua global, pois é utilizado nas mais diversas situações de comunicação em todo o mundo, por falantes de diferentes origens. Dessa forma, os professores brasileiros que são proficientes no idioma e se capacitam continuamente são tão capazes quanto os nativos, pois conseguem entender as razões que levam a determinadas dificuldades de quem tem o português como língua mãe. Além disso, é possível vivenciar o aprendizado da língua em diferentes contextos significativos sem precisar sair do país. R: Perguntas frequentes:

Slide O ensino de outra língua auxilia
no desenvolvimento da criança?
Sim. Um idioma, mais do que um código para referir-se ao mundo, é uma forma de pensar, de entender e interagir. Uma pessoa bilíngue, por ter um repertório mais amplo, pode escolher a melhor forma de expressar uma ideia. Além disso, pessoas bilíngues desenvolvem também a empatia. Isso porque, ao falar outra língua, elas têm acesso a diferentes culturas e interagem com pessoas de vários países, entendendo que existem outras perspectivas além das suas. Com isso, têm mais facilidade para acolher ideias diferentes, interpretá-las e aprender com elas. R:

Slide Estudar dois idiomas
ao mesmo tempo pode
prejudicar o aprendizado?
Não. Devido a sua plasticidade, nosso cérebro tem capacidade de aprender dois, três, até cinco idiomas simultaneamente. Ao conviverem com diferentes idiomas, os alunos podem alternar entre eles para fins de oralidade, leitura e escrita. Esse comportamento é dinâmico, como um sistema linguístico integrado, e não apenas uma língua adicional. Crianças bilíngues e multilíngues têm a oportunidade de usar todo o seu repertório linguístico para compreender e produzir sentidos de acordo com o contexto em que estão inseridas. R:

Slide Como são as aulas
de língua inglesa?
A ideia base da educação bilíngue está na integração entre língua e conteúdo. Essa integração permite que os alunos desenvolvam as suas habilidades em um ambiente onde a língua é vista como um meio, e não como um fim em si mesma. Assim, o aprendizado do inglês ocorre em sintonia com o acadêmico. A sigla CLIL, derivada do inglês “Content and Language Integrated”, consiste no ensino de um segundo idioma por meio de uma outra disciplina. Ao desenvolverem atividades de outras áreas do conhecimento, os alunos podem interagir com a língua inglesa de modo natural, adquirindo um vocabulário mais próximo da realidade, tornando o aprendizado do idioma mais interessante para o aluno e relevante enquanto prática social. R: