A Pastoral da Educação promoveu o III Encontro de Educadores da Arquidiocese de Florianópolis, reunindo diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, pastoralistas e professores de Ensino Religioso das escolas católicas. O Colégio Catarinense foi representado pelo Diretor Administrativo, Fábio Luiz Marian Pedro, pelo coordenador do Serviço de Orientação Religiosa, Espiritual e Pastoral (SOREP), Vítor Biral Bazucco, e pelo supervisor de Patrimônio da instituição, José Ilto Bitencourt.  O encontro foi realizado no sábado, dia 8 de março, no Educandário Imaculada Conceição, em Florianópolis.

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Onécimo Alberton, aproveitou o momento da sua fala para saudar as mulheres em seu dia, destacando a importância do protagonismo feminino na educação. Em seguida, ele ressaltou que a educação católica deve abrir os braços e o coração para acolher a todos e que a formação teológica deve ser oferecida não somente aos pastoralistas, mas também aos professores de Ensino Religioso, aos que assumem o papel de educadores e a toda a comunidade escolar.

O coordenador arquidiocesano de Pastoral, Pe. Alcides Albony do Amaral, também participou do evento. Em seu discurso, o padre falou sobre o fortalecimento da identidade católica nas escolas confessionais, a fé como parte do processo educativo e da necessidade da coerência entre o que se crê e o que se vive, sobretudo em uma época de redes sociais, nas quais tudo e todos são vistos e julgados conforme o seu comportamento.

O evento proporcionou um espaço valioso para o compartilhamento de experiências e reflexões sobre o papel das escolas católicas na sociedade e seu compromisso com uma educação baseada em valores cristãos e na formação integral dos alunos.

Fotos: Educandário Imaculada Conceição (EIC)