Os alunos do 3º e 4º ano vespertino participaram do Encontro de Ideias com a Direção Acadêmica do Colégio Catarinense e as equipes pedagógicas da Unidade de Ensino I, na tarde desta terça-feira, 24 de junho. O momento encerrou a escuta das turmas dos anos iniciais, que teve início na semana passada, com os encontros realizados com os estudantes do turno matutino – 3º, 4º e 5º ano.
Em ambos os turnos, os alunos foram convidados a partilhar, com leveza e sinceridade, como vivenciam o cotidiano escolar, o que mais apreciam e o que gostariam de ver transformado. A proposta integra uma ação mais ampla, de diálogo entre os estudantes e a escola.
Durante o mês de maio, as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Novo Ensino Médio também participaram desses momentos de partilha, fortalecendo a cultura da escuta ativa em todos os segmentos. A iniciativa é um convite à participação ativa, desde cedo, na construção de uma escola mais dialógica e corresponsável.
As contribuições dos alunos serão consideradas no planejamento pedagógico e na qualificação dos ambientes educativos, iniciativas alinhadas ao Projeto Educativo Comum (PEC) da Rede Jesuíta de Educação, que reafirma a centralidade do aluno no processo formativo.
Leia também:
>>> Encontro de Ideias chega às turmas dos anos iniciais e valoriza o olhar das crianças sobre a escola
>>> Encontro de Ideias promove escuta ativa e protagonismo estudantil no Colégio Catarinense