Os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Catarinense participaram de um momento marcante em sua trajetória escolar: a eleição dos líderes inacianos de suas turmas. A atividade, realizada nesta quarta-feira, 30 de julho, marcou o encerramento de um processo formativo iniciado em junho, que contou com dez encontros conduzidos pelas equipes dos serviços de Orientação de Convivência Escolar (SOCE) e de Orientação Religiosa, Espiritual e Pastoral (SOREP).

A eleição foi realizada em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC), que disponibilizou urnas eletrônicas para a votação. A vivência aproximou os estudantes da prática democrática e incentivou o exercício consciente da cidadania. Por meio da experiência, os alunos puderam compreender, na prática, o valor da escuta, da participação e da escolha responsável.

Caminho de preparação

O projeto Líderes Inacianos tem como objetivo incentivar o protagonismo estudantil e formar, desde os anos iniciais, lideranças sensíveis, comprometidas, éticas e abertas ao diálogo — alinhadas ao perfil de liderança proposto pelo Projeto Educativo Comum (PEC) da Rede Jesuíta de Educação. Inspirada nos valores de Santo Inácio de Loyola, a iniciativa convida os estudantes ao exercício da cidadania e da escuta ativa, com base em cinco dimensões centrais: ser Consciente, Competente, Compassivo, Comprometido e Criativo.

Durante a formação, os alunos refletiram sobre o que significa ser um líder inaciano, o papel do representante de turma, a importância do respeito mútuo e da colaboração com colegas e educadores. Após esse processo, os estudantes indicaram colegas que se candidataram à liderança — quatro meninos e quatro meninas por turma. Cada turma elegeu, por votação direta, um líder masculino e um feminino.

Liderança inaciana no Colégio Catarinense

No Colégio Catarinense, o projeto Líderes Inacianos é promovido pelos serviços de apoio ao ensino, SOCE, SOA e SOREP, e pelo setor de Atividades Complementares, envolvendo diferentes etapas de ensino. No dia 14 de maio, foi realizada a cerimônia de posse dos 140 estudantes, do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, eleitos como representantes de classe e esportivos. O evento aconteceu no Auditório João Paulo II e reuniu mais de 250 pessoas, entre familiares, educadores, representantes da Direção do Colégio e do TRE/SC — parceiro estratégico da iniciativa. Assim como no 5º ano, a votação aconteceu com o uso de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal, fortalecendo a vivência democrática e o compromisso dos estudantes com a comunidade escolar.