Com o objetivo de promover a solidariedade e aprofundar a formação em valores, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Catarinense realizaram, entre os meses de setembro e outubro, um ciclo de visitas à Orionópolis Catarinense, em São José. Cada turma teve um momento na instituição, garantindo que cada grupo vivesse a experiência de forma profunda e reflexiva.
A Orionópolis Catarinense é uma entidade de assistência social sem fins lucrativos, especializada na prestação de serviços de proteção social especial de alta complexidade. A instituição acolhe adolescentes, adultos e idosos com deficiências físicas e mentais que tiveram seus vínculos familiares fragilizados ou rompidos e oferece cuidados de saúde e reabilitação para o desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência.
Solidariedade
Em paralelo às visitas, os alunos mobilizaram-se em uma campanha de arrecadação para a Orionópolis. Sabendo que a instituição se mantém com o apoio e as doações da sociedade, a iniciativa focou na coleta de itens essenciais para o dia a dia dos acolhidos.
A campanha resultou na doação de diversos itens de higiene pessoal, como perfumes, body splash e hidratantes corporais, além de outros produtos que contribuíram significativamente para o bem-estar e a rotina dos moradores da Orionópolis.
Sobre a Vivência solidária
A Vivência solidária é um projeto que integra todas as turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, promovendo o desenvolvimento de valores humanos e sociais por meio da convivência com diferentes realidades. Cada série realiza a experiência em um local distinto, sempre com um gesto concreto de partilha e cuidado. Assim, os estudantes são convidados a ampliar o olhar, exercitar a empatia e compreender a importância da presença comprometida e respeitosa junto ao outro.
Leia também:
>>> Vivência solidária: turmas do 9º ano visitam Centro de Tratamento Recanto Silvestre
>>> Vivência solidária: 6º ano promove momentos especiais com crianças do IDES
>>> Vivência solidária: 7º ano visita comunidade indígena Guarani Mbyá, em Biguaçu









