Como parte do seu compromisso com a educação local, o Colégio Catarinense entregou à prefeitura de Florianópolis o “Mapa dos Territórios Educativos”, produção resultante da pesquisa acadêmica da doutoranda Louisa Carla Farina Schröter, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Diretora acadêmica do Colégio. 

Elaborado ao longo de 2024 e 2025, o Mapa integrou o programa de formação docente do Colégio Catarinense, como parte da Reestruturação Curricular da Educação Infantil, envolvendo professores e a equipe pedagógica.  

Fundamentado no conceito de educação ao ar livre, o Mapa propõe como a cidade pode se tornar uma extensão dos espaços de aprendizagem. O projeto reúne experiências, percursos e possibilidades pedagógicas desenvolvidas para além dos muros da escola, organizando um acervo vivo que valoriza a educação ao ar livre. Ao destacar Florianópolis como um território educativo, a proposta busca inspirar outras escolas, educadores e gestores públicos a reconhecerem, na cidade, um espaço potente para aprender, conviver e cuidar da casa comum. 

Segundo a Diretora acadêmica, o projeto dialoga diretamente com a prática pedagógica adotada pelo Colégio. “O processo formativo consolida conceitos, metodologias e referências que sustentam nosso projeto curricular para a infância. Ao longo dos estudos, saídas exploratórias, escutas e sistematização de experiências, os professores investigaram como ampliar as possibilidades de aprendizagem para além dos muros da escola, ativando os espaços urbanos e naturais de Florianópolis como territórios educativos vivos.” 

Inspirado pela perspectiva da Ecologia Integral e pelo compromisso institucional com uma educação integral, o Colégio Catarinense reafirma, com esta iniciativa, a convicção de que a cidade também é uma grande sala de aula — um espaço que educa, provoca, sensibiliza e amplia o horizonte das crianças. “O Mapa reúne experiências, percursos e lugares identificados durante o estudo, compondo um acervo destinado a motivar não apenas o corpo docente, mas também outras escolas, educadores, famílias, comunidades e gestores públicos”, afirma Louisa. 

O encerramento do projeto foi marcado pela entrega pública do Mapa à prefeitura, tornando-o disponível a todas as pessoas interessadas por meio de QR Codes que devem ser instalados pelo poder público em diversos pontos da cidade, permitindo acesso direto ao material. “Esperamos que este material fortaleça os vínculos entre escola, cidade e natureza, ampliando as experiências das nossas crianças e jovens, contribuindo para que cresçam conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais justa, sustentável e acolhedora”, finaliza a diretora. 

Acesse o Mapa dos Territórios Educativos