A diplomação de 140 estudantes como líderes inacianos marcou a noite de terça-feira, 15 de abril, no Ginásio Ivo Silveira, no Colégio Catarinense. Eleitos entre turmas do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, os líderes de sala e de esportes assumiram a missão de representar seus colegas e fortalecer o diálogo na comunidade educativa.
A cerimônia contou com a presença de representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), parceiro estratégico do projeto, da equipe diretiva do Colégio Catarinense, de estudantes, pais e familiares.
Em sua fala, a diretora acadêmica, professora Louisa Carla Farina Schröter, destacou o sentido formativo da proposta. Em seguida, o diretor-geral do TRE-SC, Gonsalo Agostini Ribeiro, abordou a importância da vivência democrática no ambiente escolar. Representando o Presidente do TRE-SC, desembargador Carlos Alberto Civinski, o desembargador Marcelo Carlin também dirigiu palavras aos presentes, reforçando o valor da participação cidadã na formação dos estudantes e, como antigo aluno, destacou o papel que o Colégio Catarinense teve em sua formação e também na de seus filhos.
O momento central incluiu o juramento dos líderes inacianos, no qual os estudantes assumiram publicamente o compromisso de agir com responsabilidade, promover o diálogo, respeitar as diferenças e contribuir para a construção de uma comunidade mais justa e solidária.
A eleição dos representantes ocorreu com o apoio do TRE-SC, que disponibilizou urnas eletrônicas para a votação. A parceria fortalece a vivência da participação democrática no ambiente escolar e contribui para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a sociedade.
Sobre o projeto
Os líderes inacianos atuam como elo entre a gestão escolar e a sala de aula, promovendo diálogo, representatividade e ações que fortalecem a comunidade educativa. O projeto inspira-se nos ensinamentos de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, valorizando a excelência humana e o engajamento social, e é promovido pelos Serviços de Orientação e Convivência Escolar (SOCE) e de Orientação de Aprendizagem (SOA), pela Formação Cristã e Pastoral e pelo setor de Atividades Complementares.
A formação de liderança inaciana busca desenvolver habilidades cognitivas, espirituais, afetivo-emocionais, comunicativas, éticas, sociopolíticas e estéticas, preparando os estudantes para uma aprendizagem integral e formando líderes competentes, conscientes, compassivos, comprometidos e criativos.




















