Na noite de 27 de novembro, o Ginásio do Colégio Catarinense transformou-se em um espaço de celebração e reconhecimento, reunindo alunos, professores e famílias para homenagear as conquistas acadêmicas de 2024. A cerimônia destacou os certificados das oficinas de alemão e proficiência do Goethe-Institut, a monitoria estudantil (interna e externa) e os troféus de alunos-destaque nas Olimpíadas Científicas e no desempenho acadêmico. 

O evento, que marcou o encerramento do ano letivo, foi uma oportunidade para reconhecer o esforço e a dedicação dos alunos em diversas áreas do conhecimento. Em seu discurso, a diretora acadêmica do Colégio, Louisa Carla Farina Schröter, ressaltou o papel transformador da educação jesuíta e a importância de uma formação integral. 

“Essas realizações não são apenas resultado de esforço e talento, mas também reflexo do compromisso maior da educação jesuíta: formar homens e mulheres competentes naquilo que fazem, críticos em relação ao mundo, conscientes de seu contexto, compassivos com seus irmãos, e criativos na construção do bem comum. É essa formação integral que transforma nossos alunos em cidadãos globais, empenhados em transformar a realidades e aliviar o sofrimento dos que mais precisam”, destacou a diretora. 

A diretora acadêmica também agradeceu aos professores e às famílias pelo papel fundamental no desenvolvimento dos alunos: “Vocês são os pilares que sustentam o crescimento e o aprendizado de nossos estudantes.” 

A premiação 

Os certificados de proficiência em alemão, obtidos em parceria com o Goethe-Institut, reforçaram o foco do Colégio em uma educação global e multicultural. Antes da entrega dos certificados, o aluno Pedro Sada Sardá partilhou sua experiência no programa de bolsas de estudo para intercâmbio na Alemanha, disponibilizadas pelo PASCH, parceiro do Colégio Catarinense. 

A entrega dos certificados da Monitoria formaliza o trabalho voluntário desenvolvido e homenageia os estudantes que, movidos pela solidariedade, dedicaram-se ao trabalho voluntário, como monitores externos no apoio aos colegas ou em ações voltadas aos mais necessitados da sociedade. O projeto é um diferencial para os alunos que pretendem ingressar em universidades, principalmente as do exterior. 

Já as Olimpíadas Científicas destacaram o comprometimento dos alunos em diversas áreas como Matemática, Física, Química, Astronomia e Astronáutica, Informática, dentre outras.

Por fim, a noite premiou os melhores de cada turma, do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental e as 1ªs e 2ªs séries do Novo Ensino Médio. Os alunos das turmas de 9º ano e de 3ª série receberão seus destaques nas solenidades de formatura, que acontecerão em dezembro.  

O evento foi transmitido pelo canal do YouTube do Colégio Catarinense e pode ser assistido aqui.