Projeto Político-Pedagógico

Paradigma Pedagógico Inaciano

A Pedagogia Inaciana tem, em sua base, inspiração nos exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola e agrega toda a experiência inaciana no ensino até os dias de hoje. A proposta pedagógica oferece ensino e aprendizagem voltados para a vida, isto é, aos valores humanos e espirituais, construídos para darem sentido à experiência por toda a vida. De forma esquemática, podemos sintetizar a Pedagogia Inaciana a partir dos seguintes elementos: contexto, experiência, reflexão, ação e avaliação.

Objetivo Geral

Educar para a excelência humana e acadêmica, através de um processo corresponsável e participativo, que possibilite a formação de pessoas criativas e comprometidas com o serviço da fé e com a promoção da justiça, com vistas ao bem comum.

Metodologia e avaliação

No seu objetivo de proporcionar uma educação que vá além da simples transmissão de conhecimentos e que forme pessoas intelectualmente bem preparadas e comprometidas com a sociedade na qual estão inseridas, o Colégio Catarinense baseia-se nos seguintes princípios/conceitos:

a) Ensino-aprendizagem:

O processo de ensino-aprendizagem não é pontual, estático, tampouco unilateral. Trata-se de uma interação entre educando e educador, que em uma relação dialética tomam contato com o conhecimento socialmente construído e o resignificam a partir do seu contexto.

b) Currículo:

O currículo está estabelecido de forma a permitir o crescimento equilibrado e contextualizado do aluno, dentro de uma perspectiva de formação acadêmica, humana, social e cristã. Adota-se o pressuposto “nom multa, sed multum”, o qual pretende não esgotar os temas em sala de aula, mas deixar um espaço de pesquisa e investigação ao aluno, sem priorizar pormenores, e sim as questões preponderantes de cada tema.

c) Avaliação:

A avaliação no Colégio Catarinense não é ponto final do processo de ensino-aprendizagem, mas uma de suas etapas. Pretende-se ir além da simples verificação e colaborar para que os educadores avaliem seu trabalho e tenham informações sobre seu desenvolvimento, definindo em conjunto os processos que precisam ser encaminhados.