Voluntariado

O Serviço de Pastoral do Colégio Catarinense busca educar os alunos para um pensar crítico e reflexivo sobre a realidade local e global, desafiando-os a tomarem atitudes proativas e transformadoras na construção de um mundo novo. Tendo como referencial a vida e a prática de Jesus, “mestre do amor e da caridade”, o colégio procura sensibilizar os alunos para uma fé que se realiza em obras, aproximando-os da realidade concreta dos mais necessitados.

Os alunos do Colégio são desafiados, desde cedo, a se engajar e participar de eventos solidários, dedicando-se nas vivências em asilos, creches, orfanatos, casas de recuperação de dependentes químicos e hospitais. Nesse encontro com a realidade concreta dos mais necessitados, surge a pergunta: O que podemos fazer mais? Como posso contribuir para transformar o mundo?

A partir disso, a semente do voluntariado é lançada no coração desses jovens, que aceitam o desafio de continuar multiplicando esses gestos de acolhida e de fraternidade, no projeto do voluntariado. Toda quinta-feira de manhã e toda sexta-feira à tarde, os alunos visitam o Asilo Irmão Joaquim, e lá interagem com os idosos.

É gratificante perceber no rosto dos jovens o brilho de quem se sente realizado por fazer o bem e multiplicar gestos de amor e de bondade, dando sentido à sua vida e à vida dos demais. Assim como Santo Inácio de Loyola, que entendia “que o amor se traduz mais em gestos do que em palavras”, o trabalho voluntário realizado com os alunos ajuda a despertar o despojamento e a doação em prol da promoção da vida e do amor fraterno, vencendo a cultura da indiferença reinante em nossa sociedade.